Notícias

Cine Banguê On-line exibe três curtas paraibanos na primeira sessão de outubro

publicado: 30/09/2021 13h55, última modificação: 30/09/2021 13h57
Filmes 'Antoninha', 'éliaOff' e 'Platô'

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na sexta-feira (1º), mais uma edição do projeto Cine Banguê On-line. Serão exibidos três curtas paraibanos de diferentes regiões do estado, do litoral ao sertão, passando pela Borborema. Os filmes em cartaz são: ‘éliaOff’, dirigido por Cecilia Retamoza, Mariah Benaglia, Suellen Brito; ‘Antoninha’, com direção de Laércio Ferreira Filho e ‘Platô!’, de Klayton Canuto. A exibição única ocorre às 20h, no canal TV Funesc no YouTube (/tvfunesc). Após a sessão, os filmes não ficarão mais disponíveis.

O Cine Banguê On-line é realizado desde o ano passado e surgiu como uma alternativa nesse período de pandemia da Covid-19 em que boa parte das salas de cinema permanecem fechadas para evitar aglomerações.

 

Realizadoras de ‘éliaOff’-  Mariah, Cecilia e Suellen no período da realização da videodança éliaOff eram alunas da primeira turma do curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba. O filme foi realizado através do núcleo de pesquisa em video, dança e movimento NepCênico, orientado pelo Prof. Dr. Guilherme Schulze.

Realizador de ‘Antoninha’: Laercio Ferreira de Oliveira Filho, é natural de Pombal – PB, residente em Aparecida - PB desde 1983. É professor de História formado pela Universidade Federal da Paraíba, com Pós- Graduação em História e Geopolítica pela Faculdade Integrada de Patos; produtor cultural com atuação nas áreas de: teatro, música, literatura, cinema e comunicação. No Cinema, é Roteirista e Diretor dos vídeos: Memória Bendita, selecionado do programa Revelando os Brasis do Ministério da Cultura (2005); O Apóstolo do Sertão patrocinado pelo FIC (2008); As Trapalhadas de João Teimoso (2010); Antoninha patrocinado pelo BNB através do MinC/Mencenato (2011); As Trapalhadas de João Teimoso II (2011); Herdeiras da Mentira (2015); Morte minha companheira DOC (2016); Uma Aventura na Caatinga Animação (2017) e Príapos (2020) Assistente de direção do vídeo Manoel Inácio & a Música do Começo do Mundo de Leonardo Alves (2006); Produtor Executivo dos vídeos: A Caixa D’água do Sertão, Lampião e o Cimento e Um homem de borracha de Diassis Pires (Coremas – PB).

Realizador de ‘Platô!’: Kleyton Canuto é Doutor em Estudos da Mídia (UFRN) e atualmente é professor substituto pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).  Realizador audiovisual, exercendo as funções de diretor, ator e produtor desde 2004, sendo diretor da produtora Bembe Filmes.  Fez parte da equipe de produção do longa "Tudo que Deus Criou" (fic/2012), de André da Costa Pinto; e de vários curtas metragens como "Depois da Curva (fic/ 2009), de Helton Paulino; "A Fábrica de Gravatas" (fic/2010) e "A Prisão das Almas" (fic/2014), ambos de Erik Medeiros. Atuou no longa "O Tempo Feliz que Passou" (fic/ 2014), de André da costa Pinto; "Mais Denso que Sangue" (fic/2010), de Ian Abé; "Patuá" (2011), de Renato Hennys; "De Ciências e Afetos" (2011), de Cássia Lobão e Sandro Mangueira; "Amador" (2013), de Nathan Cirino; e "Sobre Cabelos" (2014), de Lincoln Ferdinand. Atualmente assina a direção do projeto de curta metragem documentário "Tota", em conjunto com Rafael Leal. Desenvolve pesquisas sobre o cinema paraibano desde 2012, com estudos na área de Comunicação e Audiovisual dialogados com o desenvolvimento regional e cidadanias.

 

Confira os detalhes dos filmes

Cine Bangüê Online - Sexta-feira 01/10/2021 às 20h.

Curta: éliaOff

3’ | Paraíba | videodança | 2009 | Direção: Cecilia Retamoza, Mariah Benaglia, Suellen Brito |Classificação: Livre

Sinopse: No azul das águas floridas corre a finita mágoa insana, que o amor para a morte desvia.

Participações em Mostras e Festivais: V Festival Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro, João Pessoa (2009 – PB); MFL 2010 – Mostra do Filme Livre (2010 – RJ); 1o Festival de Vídeo Estação Cabo Branco (2010 – PB); Iguacine 2010 - 3o Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu (2010 – RJ). Prêmios: Prêmio Pigmento de Melhor Plano Cinematográfico no V Fest Aruanda – Festival do Audiovisual Universitário Brasileiro; Prêmio de Melhor Trilha Sonora para Erick de Almeida no V Fest Aruanda – Festival do Audiovisual Universitário Brasileiro.

 

Curta: Antoninha

20’ | Paraíba | Ficção | 2011 | Direção: Laercio Ferreira Filho | Classificação: Livre

Sinopse: O Sertão vive um longo período de seca verde, os agricultores se veem obrigados a apelar para as superstições e crendices. Uma delas é roubar a imagem de São José, da residência do Coronel João Bezerra Wanderley, grande proprietário de terras do Sertão nordestino. O roubo do santo provoca grande fúria no coronel, que ameaça mandar embora todos os moradores. Em meio ao desespero, a menina Antoninha, filha de um morador, destaca-se pela ousadia e determinação, despertando o olhar do coronel.

Participações em Mostras e Festivais: 2ª Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano (Mostra não competitiva) - Aparecida - PB; Mostra BNB de Cinema (Mostra não competitiva) - Sousa-PB; V Festival Cinema com Farinha (Mostra não competitiva) - Patos – PB; 12º Festival de Artes de Areia (Mostra não competitiva) - Areia - PB; 4° Curta Taquary - Taquaritinga – PE; 5º Cineport - (João Pessoa - PB; Mostra competitiva – II prêmio SESI de curta Metragem FICÇÃO Festival de Cinema de Uberaba; Festival de Cinema de Casvavel – PR; III Festival de Cinema da Fronteira - Bagé – RS, VII Mostra do Curta Nordestino do 12º Festnatal- Natal – RN; III FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa em Lisboa – Portugal; II Curta Coremas – Festival de Cinema de Coremas – PB; 2º Festival de Cinema Ambiental da Serra do Cipó ; 5° Festival de Cinema de Triunfo – PE; I Sagi Cine – Sagi – RN; 7° Miragem – Mostra de Cinema de Miracema – TO e 8º Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada – CE.

 

Curta: Platô!

18’ | Paraíba | Documentário | 2012 | Direção: Kleyton Canuto

Classificação: 10 anos

Sinopse: Ele está ali. Sem ser notado, lembrado e muito menos querendo aparecer. Sempre é requisitado nos momentos mais tensos ou difíceis durante o set de gravação. No entanto, sem à sua disposição e seu jogo de cintura, dificilmente um set chegaria até o fim. Sua função é essa sim, fazer com que as coisas aconteçam sem que os outros personagens do set notem sua presença, mesmo que ele seja o primeiro a chegar e o último a sair.

Participações em Mostras e Festivais: VI Festival Cinema com Farinha 2012 (Patos/PB); V Festival CineCongo 2012 (Congo/PB); V Festival Curta Carajás – Vale (Parauapebas/PA); IV Festival Nacional de Curtas Metragens do Vale do São Francisco 2012 (Petrolina/PE; Juazeiro/BA); IV Festival Curta Taquary 2012 (Taquaritinga do Norte/PE); Festival CineFestiVale 2013 (Russas/CE); IV Festival Curta Coremas 2013 (Coremas/PB); I Festival Universitário de Artes – FUÁ 2013 (Campina Grande/PB); Mostra Acauã 2013 (Aparecida/PB); I Festival Festissauro 2014 (Sousa/PB); I Festival Móbile 2014 (João Pessoa/PB); III Festival Imagem-Movimento 2014 (Macapá/AP); II Festival Curta Picuí 2015 (Picuí/PB); Cineclube Cinema e Sociedade - ProExt/UFCG 2015 (Campina Grande/PB); Cine Bangüe/ Funesc-PB - Centro de Educação Adolescente (CEA) 2018 (João Pessoa/PB); I Mostra Sumé de Cinema 2019 (Sumé/PB).