Notícias

Cine Bangüê exibe documentários sobre Mussum e Maria Bethânia

publicado: 27/03/2015 11h10, última modificação: 08/05/2019 23h51

Quatro filmes brasileiros (alguns em parceria com Colômbia, França e Portugal) estão em cartaz no Cine Bangüê, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, no bairro de Tambazuinho, em João Pessoa. Até a próxima terça-feira, dia 30, serão exibidos ‘Mussum – Um filme do cacildis’, ‘Los silencios’, ‘Fevereiros’ e ‘Chuva é cantoria na aldeia dos mortos’. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

‘Mussum – Um filme do cacildis’ é sobre um dos humoristas mais populares do Brasil: Mussum, que foi um dos integrantes de Os Trapalhões e também foi membro do grupo musical Os Originais do Samba. O documentário de Susanna Lira mostra muçum nos bastidores e seu relacionamento com amigos e familiares.

‘Mussum’ será exibido na próxima segunda-feira, dia 29, a partir das 19h. A programação do Cine Bangüê para hoje conta com a exibição de ‘Los silencios’, a partir das 19h. No sábado, dia 27, tem ‘Fevereiros’, às 16h, e ‘Chuva é cantoria na aldeia dos mortos’, às 19h. Já na terça-feira, dia 30, tem mais uma sessão de ‘Fevereiros’, a partir das 19h.

Também documentário, ‘Fevereiros’ destaca Maria Bethânia. Esse filme foi responsável por registrar a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que teve um enredo homenageando a cantora baiana. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

 ‘Los silencios’ é uma produção entre Brasil, Colômbia e França. Esse trabalho foi um dos destaques do Festival Sesc Melhores Filmes, em São Paulo. A sinopse é a seguinte: Amparo (Marleyda Soto) é mãe de dois filhos pequenos e está fugindo dos conflitos armados da Colômbia. Na tríplice fronteira do país com o Peru e o Brasil, ela e os meninos se abrigam em uma pequena ilha com casas de palafita no Rio Amazonas. No local, eles encontram o pai (Enrique Diaz), que supostamente estava morto.

Já ‘Chuva é cantoria na aldeia dos mortos’ é um drama produzido através de uma parceria entre Brasil e Portugal. Olha a sinopse:  Ihjãc é um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade.