Notícias
Caravana Interatos leva o espetáculo “Sobrevivência dos Vagalumes” a Monte Horebe
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, neste sábado (9), mais uma atividade da temporada 2023 da Caravana Interatos. A próxima parada é no município de Monte Horebe, que recebe o espetáculo de dança “A Sobrevivência dos Vagalumes”. A apresentação acontece a partir das 20h, na Praça Central. O acesso é gratuito.
“Sobrevivência dos Vagalumes” tem direção de Joyce Barbosa, que também atua ao lado de Erik Breno. O espetáculo é um diálogo do corpo com o escuro e com o que é possível de ser iluminado. Os moventes estabelecem dois tipos de procedimentos: embalar e fagulhar, como zonas de improvisação, abrindo espaços para a construção de uma textura. O ambiente sonoro auxilia na composição estratégica, que embala e fagulha o corpo de quem assiste. O trabalho foi vencedor do Fundo Municipal de Cultura em 2013 e estreou no Cena Cumplicidades de 2015 dividindo a cena com Carolyn Carlson (França) e a HuryCan (Espanha).
A ficha técnica do espetáculo conta, ainda, com Candice Didonet na dramaturgia, Paralelo Cia. de Dança na coordenação de produção, Theófilo Oliveira na pesquisa em filosofia, Tarciana Gomes na iluminação, Fabiano Diniz no plano de luz e Rafael Passos assinando os registros fotográficos.
Joyce Barbosa é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; mestre em Dança pela UFBA e mestre em Direito econômico pela UFPB. Desde 2004 dirige artisticamente a Paralelo Cia de Dança; foi a primeira diretora paraibana a vencer os Prêmios FUNARTE/MINC Klauss Vianna e o Artes na Rua, respectivamente em 2008 e em 2013. Possui 25 premiações em dança pela Mostra Estadual de Teatro e Dança, que vão desde ‘melhor bailarina’ à ‘melhor direção’; venceu o Troféu Imprensa de ‘bailarina revelação’ em 2000, dado pela Associação Jornalística da Paraíba; contemplada em 2008 e 2012 com o Prêmio Klauss Vianna (FUNARTE), montagem no primeiro e circulação, no segundo; venceu o Fundo Municipal de Cultura em 2010, 2012 e 2013, respectivamente com os trabalhos “As 3 irmãs”, “Castelo” e “Sobrevivência dos vaga -lumes”; venceu o Artes na Rua 2013 (teatro, circo e dança) com o trabalho “Experimento Pina”. Dirigiu artisticamente e coreografou, em 2008, o trabalho “Pulsação”, da Acena Dança, vencedor do FIC 2007, no lugar da bailarina e diretora Rosa Cagliani (in memorian). Coreografou e foi responsável pela preparação física dos atores da “Paixão de Cristo” de 2011, da Prefeitura de João Pessoa/PB, com direção artística do ator Marcos Pinto (in memorian). Em 2013 foi selecionada para participar do Intercâmbio Internacional de Dança, em Fortaleza/CE, com as bailarinas Sonia Mota e Regina Advento. Possui pós-graduação em Artes Cênicas, desde 2012; estuda sobre políticas culturais em/da/para dança e economia da dança, e publica artigos nessa área.
Erik Breno é ator, performer, diretor, bailarino, coreógrafo. Bacharelado em Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (2001-2005). Especialista em Representação Teatral pela UFPB(2007-2009). Graduando em Licenciatura emTeatro na UFPB-João Pessoa. Foi bailarino da Cia. do Teatro Municipal Severino Cabral, Campina Grande-PB. Revelação em Dança na XII Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba, João Pessoa – PB(2005). Diretor -
Intérprete do Coletivo Tanz (PB). Em 2007, com a parceria do Coreografo e bailarino Edigar Palmeira realizou o seu primeiro trabalho em Work in Progress, criando seis versões do trabalho até 2013. O espetáculo Experimento Raiz. Ganhou prêmios de Melhor espetáculo, melhor coreografia e melhor Bailarino com Edigar Palmeira em 2008. Em fevereiro de 2009, com a Direção de Eliezer Rolim e com a coreografia e interpretação de Erik Breno, estreia o espetáculo Vatsa - Fragmentos de uma Memória, trabalho este resultado da conclusão do curso de Especialização em Representação Teatral da UFPB. Ganha o prêmio de melhor bailarino na I mostra de dança de João Pessoa -PB. Premiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do governo do estado da Paraíba, para a circulação do espetáculo Terreiro Envergado em dez cidades da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. O espetáculo também participou da circulação Palco Giratório do SESC e iniciará em setembro de 2023 circulação pela FUNARTE.
Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começou em junho, no município de Areia, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Esperança, Alagoa Nova, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.
O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba.
A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital. Em cada local por onde passa, o projeto tem parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.
CARAVANA INTERATOS 2023 – DANÇA - MONTE HOREBE/PB
Sábado, 09/09 – 20h – Praça Central
Espetáculo ‘Sobrevivência dos vagalumes’, com Joyce Barbosa e Erik Breno
Direção: Joyce Barbosa
Acesso: Gratuito