Notícias

Caravana Interatos chega a Solânea com espetáculos de teatro e oficina de dança

publicado: 16/09/2025 14h21, última modificação: 16/09/2025 14h23
Espetáculo Guerreiro

 

O projeto Caravana Interatos, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) chega ao município de Solânea nos dias 19 e 20 deste mês com atividades nas linguagens artísticas de teatro e dança. A primeira atração é o espetáculo “Guerreiro”, do Grupo Moijargão de Teatro, na sexta-feira, às 19h30.

No sábado (20), das 14h às 17h, o artista Rafael Sabino ministra a oficina “Investigação em Dança Contemporânea a partir do ritual do Toré Potiguara - PB”. Para finalizar a passagem pelo município, a Caravana Interatos apresenta o espetáculo teatral Espetáculo: Um Conto De Amor Nordestino, do coletivo Sonhe Que Dá (Bayeux/PB), a partir das 19h30. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Teatro Municipal Jacob Soares Pereira.

Caravana Interatos - Por meio de edital, foram selecionadas 18 propostas de espetáculos e nove oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2025, que este ano passa por 12 cidades paraibanas. A programação, que começou em maio, se estende até outubro, passando por Nazarezinho, Aparecida, Juazeirinho, Puxinanã, Borborema, Serraria, Guarabira, Mamanguape, Pocinhos, Alagoa Grande, Queimadas e Ingá.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. A Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba. A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital.

 

Sinopses  - Solânea-PB

 

DIA 19/09

19h30 - Espetáculo: Guerreiro - Grupo Moijargão de Teatro (João Pessoa/PB)

Guerreiro aborda questões socioculturais do negro no Brasil provocando reflexões que reconheçam e valorizem a riqueza cultural como ferramenta de grande importância na denúncia contra o racismo. O corpo negro apresenta ou assume o principal papel de potência artística com relações de dinâmicas corpo – voz, movimento, texto e música. Nossa voz soma-se à outras, como em destaque Solano Trindade, Cuti, Abdias do Nascimento e Alberto Guerreiro Ramos.

Local: Teatro Municipal Jacob Soares Pereira

Horário: 19h30

Duração: 50 min 

Classificação indicativa: 12 anos

 

DIA 20/09

 

14 às 17h - Oficina: Investigação em Dança Contemporânea a partir do ritual do Toré Potiguara – PB - Facilitador: Rafael Sabino

Fusão entre dança contemporânea e elementos rituais do Toré Potiguara, dança sagrada do povo Potiguara da Paraíba, explorando corporeidade, memória ancestral e criação em movimento. A oficina fortalece a visibilidade das tradições indígenas, muitas vezes marginalizadas ou reduzidas a estereótipos. Combate ao apagamento histórico, mostrando que a cultura Potiguara segue viva e em transformação.

Público-Alvo: Bailarinos, performers, estudantes de dança, artistas cênicos e interessados em culturas indígenas e processos criativos híbridos e comunidade local.

Número Máximo de Participantes: 20 pessoas (para garantir aprofundamento individual e trocas coletivas qualificadas).

Local: Teatro Municipal Jacob Soares Pereira
Horário: 14h às 17h

 

19h30 - Espetáculo: Um Conto De Amor Nordestino - Coletivo Teatral Sonhe Que Dá (Bayeux/PB)

“Um Conto de Amor Nordestino” é uma contação de história, onde narra um amor mais atrapalhado e divertido que já se teve conhecimento em toda Maranguape. E é vinda de lá do interior do Ceará que vocês vão conhecer Maria Gesebel: uma moça cheia de garra e talento para administrar sua padaria, na companhia de Arlindo Severino, seu fiel amigo; e João Lionel, seu verdadeiro amor. Os três vivem cômicas e intrigantes aventuras! Mas entre lobisomens, desencontros e trapalhadas, o que esse trio mais quer, no final das contas, é encontrar paz, aconchego e amor.

Local: Teatro Municipal Jacob Soares Pereira

Classificação: Livre

Duração: 45 minutos