Caravana Interatos abre temporada 2024 com ações em Triunfo, Alcantil e Pedras de Fogo

publicado: 13/06/2024 10h16, última modificação: 13/06/2024 10h16
Alcantil-espetáculo dos terreiros ao palco-grupo Raízes - foto.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, nesta sexta-feira (14), as atividades da temporada 2024 da Caravana Interatos. A primeira parada será no município de Triunfo, que recebe a oficina de dança ‘Tramaturgia de Sabenças’, ministrada por Mariana Sanfer. A atividade acontece no Centro Cultural Fernandes Claudino, das 8h às 12h e as inscrições podem ser feitas no local.
No sábado, a Caravana chega ao município de Alcantil, com o espetáculo de dança ‘Dos terreiros ao palco’, da Companhia de Projeções Folclóricas Raízes. O grupo se apresenta em frente ao Centro Administrativo. No mesmo dia, Pedras de Fogo recebe o espetáculo teatral ‘As nove luas de Lua Cambará’, da atriz Larissa Santana, no Casarão da Cultura. As apresentações acontecem às 19h.

Sinopses
Tramaturgia de Sabenças, ministrada por Mariana Sanfer - A oficina dialoga e investiga possibilidades entre a capoeira angola e a improvisação, tecendo caminhos nas fronteiras entre o tradicional e o contemporâneo na dança. Será proposto um mover em dança pelo viés da capoeira: estados corporais, metáforas e imagens. Princípios de movimentos da capoeira, elementos que a compõe. Improvisação como linha que costura a vivência. Corporalidades como: presença do quadril, conexão entre bacia e chão. Jogos corporais a partir de movimentações da capoeira. Neste sentido a oficina propõe a capoeira como contadora de histórias pela sua corp(oralidade) apresentada nos gestos, trejeitos, nos estados corporais, na organização espacial (circularidade, conexão com o chão), nos pontos do corpo de onde partem ou concentram-se os movimentos. Um modo de investigar capoeira pelo viés da dança tendo seus fundamentos como mote para experimentação artística e as memórias individuais e coletivas dos participantes.

Dos terreiros aos palcos, Companhia de Projeções Folclóricas Raízes - O espetáculo passeia por várias manifestações populares nordestinas que tiveram o seu início, suas raízes, nos terreiros e quintais das casas dos nossos antepassados, lugar de encontros, onde as pessoas constroem laços familiares e de amizades, partilham vivências e perpetuam tradições. O espetáculo a ser apresentado reúne danças originárias de terreiros e quintais que nos remetem a uma memória afetiva singular, vivências de cada um que poderão ser revisitadas através da imersão nessa temática cênica de danças populares. Oferecemos ao espectador possibilidades de emoção, identificação e fortalecimento de nossas raízes culturais. Foi nos terreiros, quintais e na interação humana, nestes lugares de trocas, que surgiram tradições e movimentos dançantes como o coco, a ciranda, o cacuriá, o cavalo marinho, o boi, o xaxado e tantas outras expressões culturais que o público terá a oportunidade de desfrutar juntamente com a Cia Raízes nos palcos da “Caravana Interatos” Edição 2024.

As nove luas de Cambará, com Larissa Santana - A seca no Nordeste, entidade atemporal, emerge na cena como metáfora, resultando na construção de narrativas simbólicas, em que a atriz veste diversos personagens do imaginário popular, acordando mitologias de um Sertão longínquo que é aqui e agora. Lua, a Assombração das Encruzilhadas de Terra, vem nas noites sem lua assombrar as paragens, escavar os caminhos, cavoucando memórias que tocam mitos arcaicos e feridas atuais. Ela vem perguntar: “Aonde está a sua carne? Que não está lá na devida cova?” Ela reviverá seu ciclo da forma como ele se apresentar, pois “lua nunca morre igual” durante três dias nas fases de moça, guerreira e anciã. A visagem de Lua embala as ancestrais femininas negadas, num terno abraço em retorno aonde moram todos os encantados. Alia-se teatro com fotografia e vídeo, compreendendo o registro audiovisual e fotográfico como grafias projetadas sobre o corpo da atriz e no espaço, as quais podem fazer o transporte do público para esse Sertão arquetípico através das provocações sensoriais.

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas 18 propostas de espetáculos e nove oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2024. A novidade deste ano é o número de cidades contempladas, que passou de 13 para 26. A programação, que começa em junho, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Alcantil, Pedras de Fogo, Rio Tinto, Alagoinha, Fagundes, Coxixola, Catolé do Rocha, Itapororoca, Ouro Velho, São José de Espinharas, Bonito de Santa Fé, Barra de São Miguel, Aguiar, Bananeiras, Picuí, Pilões, São Mamede, Monteiro, Triunfo, Lagoa de Dentro, Areia, Condado, Nova Floresta, Itatuba, Santo André e Zabelê.
O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba. A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital.

Caravana Interatos - Triunfo
Dia 14/06 - OFICINA "TRAMATURGIA DE SABENÇAS"
MINISTRANTE: MARIANA SANFER
LOCAL: CENTRO CULTURAL FRANCISCA FERNANDES CLAUDINO, TRIUNFO-PB