Homenagem a Chica Barrosa

Caravana Agosto das Letras em Taperoá
Caravana Agosto das Letras em Taperoá - músico Rômulo Santiago
Caravana Agosto das Letras em Taperoá

Depois de passar pelos municípios de Pilar e Cabaceiras, a Caravana Agosto das Letras 2022 aportou no município de Taperoá na quarta-feira (27). Este ano o evento homenageia a repentista Chica Barrosa. Na terra do escritor Ariano Suassuna, a programação contou com a oficina literária ‘Catálogo de Pequenas Narrativas’, que teve como facilitador o escritor Tiago Germano. Ele trabalhou junto às crianças da Escola Municipal Dr. Adonias Queiroz Melo.

Estudantes da Escola Municipal Pedro de Farias tiveram oportunidade de conhecer a contação ‘Circuito de História’, apresentada por Flávio Joel da Silva. Já os alunos da Escola Municipal Manoel de Farias Souza pararam para ver o projeto Boiblioteca.

Na Praça da Matriz, a programação contou com sarau literário e apresentação do cordel ‘Nenhuma mulher merece ter seu direito negado’, com o Coletivo Marias da Poesia, além de lançamento de livros em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). A noite também foi de poesia com Taíza Nunes dos Santos Lima e o sarau poético ‘Parindo sementes: memórias poéticas de nós’. Fechando a noite, teve show musical com Rômulo Santiago.

Nesta terça (2) e quarta-feira (3), a caravana passa por Sumé. Já em Texeira, o Agosto das Letras acontece nesta quarta (3) e quinta-feira (4). A caravana 2022 se encerra nesta sexta-feira (5), na cidade de Coremas.

Chica Barrosa – A Caravana Literária Agosto das Letras 2022 homenageia a repentista Chica Barrosa, conhecida como A Rainha Negra do Repente. A cantora e violeira semi-analfabeta era filha de João Francisco dos Santos e Josefa da Conceição Silva, escravos alforriados. Morreu assassinada na cidade de Pombal após uma discussão por causa de um relacionamento amoroso. O seu embate mais célebre foi com o fazendeiro cearense Manuel Martins de Oliveira, conhecido como Neco Martins, de São Gonçalo do Amarante. Embora vencida, improvisou magnificamente, deixando forte impressão entre os cantadores. Seu nome foi imortalizado nos sertões da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.