Notícias
Atividade educativa marca encerramento da exposição ‘Entre Fluxos e Sentidos’, do artista visual Kivi Maerzi
A exposição "Entre fluxos e sentidos" em cartaz no Espaço Expositivo Alice Vinagre, chega à sua reta final. Antes de se despedir, o artista Kivi Maerzi realiza, na próxima quarta-feira (9), às 16h, uma atividade educativa intitulada ‘Traçando Fluxos: Mapas do Inconsciente’. A ação acontece no auditório 2, localizado no mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A participação é gratuita e as vagas são limitadas a 20 pessoas, com idade mínima de 16 anos. Para garantir presença, é necessário se inscrever previamente por meio de formulário online.
A proposta é dividida em dois momentos: uma visita guiada com mediação dialógica na exposição, seguida de uma oficina de criação artística. Durante a visita, o artista compartilha com o público os processos criativos que deram origem às obras, abordando temas como neurodivergência, subjetividade e percepção. O objetivo é provocar reflexões sobre formas não normativas de perceber o mundo e sobre como essas experiências se traduzem visualmente em composições que mesclam o figurativo e o abstrato.
A segunda parte da atividade convida os participantes a criar suas próprias obras, inspiradas na visita e nas reflexões anteriores. A proposta é trabalhar a partir dos impulsos criativos individuais, sem a necessidade de planejar ou representar formas específicas, permitindo que o inconsciente guie os traços e criações.
Exposição Entre Fluxos e Sentidos - Com curadoria de Trexy, a mostra apresenta obras desenvolvidas em fundo preto, de onde surgem linhas, traços, manchas e cores que escorrem pelo papel de forma livre, criando composições que flutuam entre o figurativo e a abstração. Essas imagens se desdobram como sonhos fluidos, desafiando certezas e revelando outras formas de perceber o mundo. ‘Entre Fluxos e Sentidos’ propõe uma experiência imersiva em universos visuais que traduzem, de maneira crítica e poética, a vivência de um corpo neurodivergente. Longe da abordagem terapêutica usualmente associada à arte produzida por pessoas autistas, Kivi afirma sua produção como um modo de existência e de expressão artística legítima, subversiva e politizada.
Sobre o artista - Kivi Maerzi é artista visual e performer, estudante de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vive a arte como processo de expurgo e transmutação, investigando múltiplas formas de “ser” através de criaturas bio cibernéticas e máscaras que habitam suas fabulações. Participou de exposições como Linhas Tortas – mostra coletiva inédita em João Pessoa com protagonismo de artistas e curadores trans – e do XVIII Salão Municipal de Artes Plásticas, onde abordou diversidade cognitiva na arte contemporânea. Em seus trabalhos mais recentes, o artista também discute inclusão de corpos com deficiência e tecnologias de transição de gênero.
Serviço:
Atividade: Traçando fluxos: Mapas do Inconsciente, com o artista Kivi Maerzi
Data: 09/07, às 16h
Local: Auditório 2 - Mezanino
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9KfenqRzl1fAW3v_7Y9_E7LQnHBzLpGlgzyvqNbbs4uG4Ow/viewform?usp=dialog
Exposição: Entre Fluxos e Sentidos
Artista: Kivi Maerzi
Curadoria e texto curatorial: Trexy
Visitação: até 11 de julho de 2025
Local: Espaço Expositivo Alice Vinagre – Funesc – Rampa 1 – Mezanino 2
Entrada gratuita