Antônio Lisboa e Luciano Leonel são atrações do ‘De Repente no Espaço’

publicado: 27/03/2015 11h10, última modificação: 08/05/2019 23h51

Antônio Lisboa (do Rio Grande do Norte) e Luciano Leonel (de Pernambuco) são atrações do ‘De Repente no Espaço’ no próximo dia 6, Quarta-Feira de Cinzas, a partir das 19h, no Mezanino 2 da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (ao lado do Teatro Paulo Pontes), em João Pessoa. A entrada é gratuita.

O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e também de outros Estados da região.

“O projeto entra na sua quarta temporada. Até agora, são mais de 40 cantorias e dois festivais. Quase todos os grandes repentistas vivos, já se apresentaram no projeto De Repente no Espaço”, disse Iponax Vila Nova, apresentador do projeto.

Luciano Leonel – Pernambucano de Cachoeirinha (PE), em 1980, mas atualmente reside em Vertentes (PE). Começou a cantar aos 17 anos na cidade de Bonito, tendo como dupla o Poeta já veterano Luiz Andrade. Com 17 anos de profissão já marcou presença em centenas de festivas e cantorias pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste.

Já participou de eventos em Caruaru (PE), Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Maceió (AL). Ao todo, foram quase 300 festivais sem contar com as edições do desafio nordestino de cantadores, o evento mais importante da cantoria nordestina. Tem CD e DVD gravado com Hipólito Moura e participações em mais de 30 DVDs de festivais. Também fez parte do projeto ‘cordel nas escolas’, de 2009 a 2012, no qual lecionava literatura de cordel na rede municipal de Caruaru. Em 2012, participou de um encontro de cientistas em Búzios no Rio de Janeiro, onde se apresentou com o poeta Oliveira de Panelas.

Antonio Lisboa – Nascido no Rio Grande do Norte, atualmente reside no Recife, onde se formou em Música. Com 30 anos de carreira, Lisboa já participou de inúmeros festivais com premiação na grande parte deles. É também conhecido por sua militância artística pela luta da organização da categoria.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular.

De Repente no Espaço
Antônio Lisboa (RN) e Luciano Leonel (PE)
Apresentação: Iponax Vila Nova
Data: 6 de março (quarta-feira)