Notícias

‘Painel Funesc’ reúne indígenas e discute apropriação cultural, tradições e resistência

publicado: 30/09/2020 13h40, última modificação: 30/09/2020 13h43
Mariana Uchôa, Dr. João Irineu e Marilene Lourenço

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realizou, ontem à noite, mais uma edição ao vivo do Painel Funesc. O tema em debate foi ‘Culturas Populares e Espiritualidades Potyguaras’, com mediação de Mariana Uchôa.

Os debatedores foram os indígenas potiguaras Marilene Lourenço de Oliveira (pedagoga) e João Irineu de França Neto (psicólogo e doutor em linguística). Eles também discutiram sobre apropriação cultural, modernidades, manutenção de tradições e resistência.

“Grato à Fundação Espaço Cultural por ser uma instituição que cumpre com o seu papel de disseminar culturas e saberes. Importante o laço de compromisso social”, disse João Irineu de França Neto.

“Estamos na luta. E para darmos as mãos e fortalecer a nossa cultura, para quem não conhece a nossa cultura e as várias comunidades – cada uma com sua particularidade”, declarou Marilene Lourenço de Oliveira.

Em pouco mais de 100 minutos de duração, os convidados também contaram diversas histórias que ilustram bem a força da cultura potiguara, através de percepções filosóficas, tradições e olhares para a modernidade.

O projeto ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho e desde então já foram realizados uma dúzia de encontros virtuais, na TV Funesc. Painéis voltados para o debate sobre cultura e diversidade, compartilhando o saber e a possibilidade de reflexão.