Notícias

‘De Repente na Estrada’ leva os poetas Erasmo Ferreira e Levi Bezerra ao município de Bonito de Santa Fé

publicado: 27/08/2024 21h04, última modificação: 27/08/2024 21h04

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na sexta-feira (30), mais uma rodada do projeto “De Repente na Estrada”. Desta vez, é o município de Bonito de Santa Fé  que recebe os poetas repentistas paraibanos Erasmo Ferreira e Levi Bezerra. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O acesso é gratuito e o evento começa às 19h30, na Praça Corsina Arruda, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio.

Erasmo Ferreira nasceu um Aroeiras (PB) e desde pequeno sinalizava a afinidade com a arte do repente e da cantoria. Percebendo o talento do filho, sua mãe logo o presenteou com o primeiro violão, instrumento comprado de um cigano que passava pela cidade. Assim, aos 15 anos, começou a participar de apresentações e, desde então, passou a se destacar em encontros e festivais de violeiros pela região Nordeste e por todo o país.

No começo dos anos 90, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde deu continuidade à cantoria. Tem uma constante preocupação em promover a cultura nordestina, atuando em Aroeiras, Serra Branca, São José do Cordeiros, entre outros municípios. Já conquistou vários prêmios em festivais de violeiros e gravou três CDs, acumulando também algumas participações em álbuns de festivais com parceiros de poesia. Atualmente, Erasmo Ferreira reside em Campina Grande, onde assumiu  o cargo de presidente da Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos (ARPN), com sede naquela cidade.

Levi Bezerra nasceu em 4 de junho de 1974, no Sítio Solidão, município de Monte Horebe (PB). Filho de Joaquim Alves e Júlia Brasil Bezerra, cresceu na zona rural e leva em seu registro o nome Damiao Levi Brasil Bezerra. Por volta dos nove anos, começou a ouvir atentamente todos os programas de cantoria aos quais tinha acesso. O hábito despertou no garoto a curiosidade pela poesia, atiçando ainda mais o gosto pelo som da viola.

As cantorias profissionais tiveram início em 1998, lá mesmo em Monte Horebe. A partir daí, Levi Bezerra passou a participar de festivais (contabiliza mais de 140 deles), além de vários programas de rádio, entre eles os da Rádio Serrana e da Rádio Alto Piranhas, ambas em Cajazeiras, e Rádio Oeste, onde apresenta o programa “A hora e a vez do repente”, até os dias atuais.

Como poeta, dois projetos comunitários, idealizados por ele, se destacam: o “De repente o cordel na escola”, aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) em 2015, e “O repente e a viola circulam na escola”, desenvolvido em cinco cidades paraibanas.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

De Repente na Estrada - O projeto, que teve início em 2022, já passou por várias cidades paraibanas, como uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece desde 2015 nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Em Bonito de Santa Fé, o projeto conta com apoio da prefeitura.

De Repente na Estrada - Bonito de Santa Fé 

Data: 30/08, às 19h30

Repentistas: Erasmo Ferreira (PB) e Levi Bezerra (PB)

Apresentação: Iponax Vila Nova

Local: Praça Corsina Arruda (em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio)

Evento gratuito