Notícias

Estreia nacional: Bangüê tem sessão e debate com elenco de ‘Paloma’

publicado: 09/11/2022 16h39, última modificação: 09/11/2022 16h41
FB8CB01C-582E-4C00-97A3-7F9DDF119552.jpeg

O Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em Tambauzinho, na capital paraibana, terá sessão especial do longa ‘Paloma’, nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 16h. Além da exibição de estreia nacional, haverá um debate com a presença do elenco paraibano do filme dirigido pelo pernambucano Marcelo Gomes e baseado em fatos reais. 

Estarão no Bangüê Ana Marinho, Buda Lira, Verônica Cavalcante e convidadas da Associação das Pessoas Travestis e Trans da Paraíba. ‘Paloma’ é sobre uma travesti que sonha em se casar na igreja e chega a escrever uma carta ao Papa. A bilheteria abre uma hora antes da exibição e os ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia. O pagamento pode ser em espécie ou via PIX.

‘Paloma’ conquistou o Troféu Redentor de Melhor Longa de Ficção na principal mostra do Festival de Cinema do Rio, mês passado. Além de ter rendido o prêmio de Melhor Atriz para Kika Sena, que fez história no festival. A atriz é a primeira artista trans a conquistar o prêmio. “Paloma” também venceu o Prêmio Felix de Melhor Filme Brasileiro.

Paloma, interpretada por Kika, trabalha como agricultora em uma plantação de mamão e está economizando para pagar a festa de casamento, seu grande sonho. Após a recusa do padre em realizar a cerimônia na igreja, Paloma enfrenta o preconceito da sociedade rural, passa por violências, traições e injustiças, mas nada abala sua fé em realizar seu objetivo. O elenco conta também com Wescla Vasconcelos, Patrícia Dawson e Ridson Reis.

O roteiro, escrito por Gomes, Armando Praça e Gustavo Campos, é baseado em uma história que o diretor leu num jornal. No filme, ela ganha porções de romance e drama, indo muito além do preconceito envolvendo o caso real (que envolvia uma mulher trans cujo sonho era se casar na igreja, de véu e grinalda). A personagem é humanizada de um jeito emocionante.