Notícias

Tabajara 86 anos: Espaço Cultural toca cantores paraibanos que se tornaram radialistas

publicado: 26/01/2023 09h00, última modificação: 26/01/2023 09h03
Design sem nome.jpg

A Rádio Tabajara está comemorando 86 anos de história, uma das emissoras mais antigas do Brasil (em atividade). Uma estrada que tem as pegadas de grandes nomes de nossa música. O aniversário da Tabajara foi ontem e – nesta quinta-feira, dia 26 – o programa Espaço Cultural vai destacar grandes nomes de nossa cena musical que já comandaram programas da emissora. Sintonia da Tabajara FM é 105,5.

O programa realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) tem edição e apresentação do jornalista Jãmarrí Nogueira e vai ao ar às quintas-feiras, sempre das 22h à meia-noite. Excepcionalmente neste dia 26 (devido à transmissão de partida de futebol válida pelo Campeonato Paraibano), o programa será veiculado a partir das 23h (com apenas uma hora de transmissão).

Na cena contemporânea da Paraíba, diversos artistas também se dividiram entre os microfones dos palcos da vida e dos estúdios da Tabajara. Destaque para Adeildo Vieira, Cinthia Peromnia, Val Donato, Seu Pereira, Sandra Belê, Contação da Rua, Luizinho do Pagode e Jadir Camargo. Artistas que escrevem suas trajetórias transitando entre dois mundos tão próximos.

Além dos ‘cantores radialistas’, edição desta quinta-feira do programa Espaço Cultural também terá um bloco dedicado a singles que acabam de ser lançados por artistas paraibanos, como Sofia Gayoso, banda Pedecoco, PS Carvalho e Bravia.

O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Em 1937, a Orquestra Tabajara se associou à Rádio Tabajara. Severino Araújo foi o seu maestro mais popular. Na época de ouro do rádio (1940 a 1960) muitos artistas da música brasileira e internacional se apresentaram nos programas da Tabajara, a exemplo de Luiz Gonzaga, Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Cauby Peixoto, Bievenido Granda e Orquestra Tabajara.