Notícias
Último ‘De Repente no Espaço’ de 2025 recebe Santinha Maurício (PE) e Maria Soledade (PB)
  
A última edição do projeto ‘De Repente no Espaço’ de 2025 traz nesta quarta-feira (05) a poesia de Santinha Maurício (PE) e Maria Soledade (PB). A ação, que faz parte do calendário da Funesc, é gratuita e acontece no Mezanino 02 do Espaço Cultural, a partir das 19h30.
Santinha Maurício é natural de Limoeiro (PE). Filha de agricultores, divide seu talento na arte do repente e da cantoria com os trabalhos como costureira. Atualmente vive em Abreu e Lima (PE) e não perde a oportunidade de participar de apresentações e festivais com a sua viola.
Maria Soledade nasceu em Alagoa Grande (PB), em 1942, e desde muito cedo já fazia versos improvisados. No mundo masculino da cantoria, não encontrou apoio para executar seu dom com facilidade, mas conforme foi crescendo e conhecendo outras artistas mulheres, passou a participar de festivais e cantorias por todo o Nordeste. Foi assim que conseguiu criar seus três filhos. Soledade já fez dupla com Manoel Valentim, Beija Flor, Otílio Soares, Maria Lindalva e Minervina Ferreira, falecida em 2023.
De Repente no Espaço -Lançado em julho de 2015 pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), o projeto faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Até março de 2020, os encontros costumavam acontecer na primeira quarta-feira do mês, mas foram interrompidos em razão da pandemia da Covid-19. Para preencher a lacuna, foi criada uma versão online do projeto, com o nome De Repente na Rede, transmitido semanalmente no canal da Funesc no Youtube. Em 2022, o projeto ganhou uma versão itinerante em parceria com o Detran, passando por 11 cidades paraibanas e levando o nome de ‘De Repente na Estrada’. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.
SERVIÇO:
Último ‘De Repente no Espaço’ de 2025
Data: Quarta-feira (05)
Local: Mezanino 02 do Espaço Cultural da Paraíba (R. Abdias GOmes de Almeida, 800 - João Pessoa)
Horário: 19h30
Repentistas: Santinha Maurício e Maria Soledade
Entrada gratuita