Notícias

Programação do Mês das Mulheres exibe o documentário ‘Rita Preta da Paraíba’ no Cine Bangüê

publicado: 11/03/2020 17h54, última modificação: 07/02/2022 10h38
Filme Rita Preta

Filme mostra o cotidiano das mulheres quilombolas da região de Santa Luzia

 

O Cine Bangüê realiza, na próxima segunda-feira (16), às 19h, a Sessão Especial Mês das Mulheres. Será exibido o documentário ‘Rita Preta da Paraíba’. A entrada é gratuita e após a exibição haverá debate com a presença de Gileide Ferreira (neta de Rita Preta) e Eulalia Bezerra (antropóloga e Doutora em Sociologia). A mediação será feira por Maria Janaína (SEMDH).

A ação é uma parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da sua unidade de cinema, com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). A sessão integra a programação estadual do Mês das Mulheres, que se estende até 29 de março. A distribuição de senhas será feita na bilheteria uma hora antes da sessão - sujeita à lotação da sala.

Sinopse - O filme conta a história de vida de um grupo de mulheres quilombolas da região de Santa Luzia, interior da Paraíba, que foi deixando o Quilombo do Talhado em direção a cidade sem abandonar a arte da fabricação de louças de barro, desenvolvendo ainda mais a atividade. Com depoimentos fortes e uma história inspiradora, o curta metragem mostra como a atitude de Rita Preta mudou a vida de uma comunidade inteira.

O curta tem duração de 20 minutos e é patrocinado pela ONU/FIDA/PROCASE. A direção é de Diovanne Filho e a classificação indicativa é livre.

 

Serviço

Sessão Especial Mês das Mulheres

Documentário: Rita Preta da Paraíba, direção: Diovanne Filho

Data: 16/03/2020 (Segunda-feira)

Horário: 19h.

Distribuição de ingressos às 18h.

Sessão gratuita sujeita a lotação da sala.

Debate com a presença de Gileide Ferreira (neta de Rita Preta), Eulalia Bezerra (antropóloga e Doutora em Sociologia) e a mediação será feira por Maria Janaína (SEMDH).