Notícias
Painel Funesc de terça-feira (8) faz homenagem ao centenário de Clarice Lispector
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, através do projeto Painel Funesc, destaca o centenário da escritora Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. Com o título “A Hora de Clarice”, o debate tem como convidados o professor Dr. André Luiz Gomes (UnB), a poeta Débora Gil Pantaleão (PB) e a diretora, produtora e roteirista Marcela Lordy. O bate-papo será mediado pela atriz, diretora e coordenadora de teatro da Funesc, Suzy Lopes. A atividade acontece ao vivo, nesta terça-feira (8) no canal da Funesc no Youtube (youtube.com/funescpbgov), e tem início às 19h.
O título do painel faz menção ao livro ‘A Hora da Estrela’, de autoria da escritora homenageada. Durante a ação, também acontecerá o pré-lançamento do projeto “A Hora de Clarice”, que consiste em uma minissérie online composta por oito episódios baseados na obra de uma das escritoras mais importantes e complexas que o Brasil já conheceu.
André Luiz Gomes - Professor do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasilia. Pós-doutorado na Universitè Rennes 2 (FR) e na Universidade do Minho (PT). Doutor em Literatura pela FFLCH-USP. Graduação em Artes Cênicas USP. Autor do livro “Clarice Em Cena: As Relações Entre Clarice Lispector e o Teatro”.
Débora Gil Pantaleão - Escritora, editora e doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Débora Gil Pantaleão - Escritora, editora e doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Marcela Lordy - É diretora, roteirista e produtora. Graduada em cinema na Faap, estudou direção de atores na EICTV, em Cuba e foi assistente de importantes cineastas do cinema brasileiro como Walter Salles, Hector Babenco e Carlos Nader. Entre o cinema, a televisão e as artes visuais seus filmes ‘Sonhos de Lulu’ (2009), ‘A Musa Impassível’ (2010), ‘Aluga-se’ (2012) e ‘Ouvir O Rio: Uma Escultura Sonora de Cildo Meireles’ (2012) foram programados e premiados em diversos festivais e museus mundo afora. Seu curta 'Ser o que se é' (2018) virou um fenômeno digital com 5 milhões de views em 1 mês. Para a televisão dirigiu episódios da série infanto-juvenil ‘Julie e os Fantasmas’, vencedora do APCA 2011 e indicada ao internacional emmy awards 2012, e ‘passionais’ veiculada na Globosat. Em 2012, fundou a cinematográfica Marcela, uma produtora independente de caráter cultural, passando a coproduzir os filmes de sua autoria. Júri e parte da comissão de seleção de diversos festivais e editais, coordenou a cadeira de documentário da aic de 2014 a 2017. Co-roteirista dos seus filmes, em 2020 estreia ‘o livro dos prazeres’, seu 1º longa-metragem de ficção, em coprodução com a Bigbonsai e a produtora argentina Rizoma Films. Atualmente desenvolve a série ‘Made in China’, com a Mar Filmes e ‘Aline’, com a Klaxon e a Sudaca Films do Peru.
O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho e, desde então, já foram realizados 22 encontros virtuais. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e a cena paraibana. Os encontros acontecem semanalmente, sempre às terças-feiras.
Serviço:
Painel Funesc
Data: 08/12, às 19h
Tema: A Hora de Clarice
Pré-lançamento do projeto "A Hora de Clarice", em homenagem ao centenário de nascimento de Clarice Lispector
Debatedores: professor Dr. André Luiz Gomes (UnB), a poeta Débora Gil Pantaleão (PB), e a diretora, produtora e roteirista Marcela Lordy
Mediação: Suzy Lopes, atriz, diretora e coordenadora de circo da Funesc
Local: TV Funesc no Youtube (/funescpbgov)