Notícias

IV Festival das Mulheres no Improviso (FEMI) acontece no mês de março, em Campina Grande

publicado: 28/02/2023 14h43, última modificação: 28/02/2023 14h56
Repentistas participam do IV Femi

No dia 08 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promoverá, no Cine São José, em Campina Grande, a quarta edição do Festival Mulheres no Improviso (FEMI). O evento é gratuito e acontecerá às 19h30, com a participação de repentistas e cantadoras nordestinas, que se apresentarão em duplas.


Já estão confirmadas as presenças de Santinha Maurício, de Pernambuco; Minervina Ferreira e Maria Soledade, da Paraíba; Fabiane Ribeiro, do Maranhão; Lucinha Saraiva e Damiana Pereira, ambas do Ceará. O evento será apresentado pelo declamador paraibano Iponax Vila Nova.

De acordo com Iponax, esta será a primeira vez em que o FEMI será realizado, de fato, no Dia da Mulher e, para a celebrar a ocasião, serão distribuídas rosas para todas as mulheres presentes.

Ele lembra, ainda, que este será um “encontro de gerações” no repente, pois a poetisa mais nova tem cerca de 20 anos, enquanto a mais experiente ultrapassa os 80. Durante o festival, cada dupla cantará em sextilhas, um mote em sete silabas e poderá escolher um gênero e canções, tornando a apresentação mais descontraída e alegre. “A expectativa é muito boa e a participação do público é fundamental, já que os expectadores também poderão fazer sugestões de motes”, reforçou.

Apesar de não terem tanta visibilidade do universo do repente – notoriamente marcado pela participação masculina – as mulheres seguem firmes atuando nesta arte da cultura popular, marcando presença em festivais de cantorias com poesias que, muitas vezes, remetem às lutas, dificuldades, necessidades e contextos sociais e históricos das mulheres.

O FEMI será aberto gratuitamente ao público presencial e, posteriormente, transmitido pela internet, no canal Iponax Vila Nova, no YouTube.

 

Serviço:
IV Festival Mulheres no Improviso – FEMI
Quarta-feira, 08/03/2023, às 19h30
Local: Cine Teatro São José, em Campina Grande
Apresentação: Iponax Vila Nova
Entrada gratuita
REPENTISTAS: Santinha Maurício (PE), Minervina Ferreira (PB), Lucinha Saraiva (CE), Fabiane Ribeiro (MA), Maria Soledade (PB) e Damiana Pereira (CE)