Notícias
Funesc garante atrações culturais da 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano
A 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, realizada pelo Governo da Paraíba e Sebrae desde a última sexta-feira, dia 10, em João Pessoa, conta com diversas atrações culturais através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Segunda semana do evento terá shows de DJ Zebb, Yuri Carvalho, Lua Isa, Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, Camaleão Musical e Filhos do Forró.
"Anualmente a Funesc tem a honra de colaborar com o sucesso desse que é um dos maiores eventos do país na área de artesanato. E as atrações contratadas através da nossa Fundação refletem a riqueza e a diversidade de nossa cena cultural", disse Bia Cagliani, presidenta da Funesc. Salão acontece até o dia 2 de fevereiro, reunindo mais de 500 artesãos em um ambiente com mais de 6 mil metros quadrados. O ingresso solidário é 1 kg de alimento não perecível.
Atrações - Nesta próxima sexta-feira, dia 17, o Salão receberá o DJ Zebb, a partir das 17h. Logo em seguida, haverá show de Yuri Carvalho. Já no sábado, dia 18, tem Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, às 17h, e apresentação da cantora e compositora Lua Isa, a partir das 19h. No domingo, dia 19, a programação do evento prevê shows do Camaleão Musical (às 17h) e Filhos do Forró (19h). Semana passada, as atrações foram Sandra Belê, As Calungas, Chagas Fernandes, Cia Mulinga e Pé de Choro.
Já a terceira semana da 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano terá shows de Arthur Cabruêra, repentistas Rogério Meneses e Raimundo Caetano, Vó Mera e Suas Netinhas, Val Donato, Tio Val e Sarah Soul, entre 24 e 26 deste mês. Todos os shows têm entrada gratuita e destacam a força da cena musical paraibana.
Na quarta e última semana, a Funesc levará ao Salão a discotecagem de Lane Front (17h) e as sonoridades de Diego Fragoso Trio (19h), no dia 31 de janeiro. No sábado, dia 1 de fevereiro, estarão no palco, às 17h, o batuque do Maracatu Quilombo Nagô, e a malemolência da banda Funkeria, a partir das 19h. Fechando a programação, no domingo, dia 2, tem Castelo de Histórias às 17h, e show da banda Caburé a partir das 19h.
Evento acontece na orla marítima de João Pessoa (no estacionamento do Hotel Tambaú) e presta homenagem a sete artesãos que trabalham com o papel. Por meio das técnicas da papietagem e do papel machê, eles produzem obras de arte que encantam a alma e fazem muito bem ao meio ambiente. É que toda essa matéria-prima iria parar no lixo se não fosse utilizada na confecção das peças.
Homenageados - Com experiências de vida únicas, Adriano Oliveira, Babá Santana, Carlos Apolônio, Dadá Venceslau, Ednaldo Farias, Geolagens Oliveira e Socorro Souza se unem em torno da seguinte reflexão: “Qual o seu papel?”, o tema desta edição do Salão do Artesanato Paraibano.