Notícias

Funesc e Sejel lançam concurso literário Juventude nas Letras

publicado: 25/08/2022 16h29, última modificação: 25/08/2022 16h30

O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (24), edital para o processo seletivo de textos que vão compor a coletânea do Festival Literário Juventudes nas Letras. A ação é realizada por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Jovens com idade entre 15 e 29 anos podem participar nas categorias crônica (Prêmio Gonzaga Rodrigues), conto (Prêmio Marília Arnaud), poesia (Prêmio Anayde Beiriz) e cordel (prêmio Maria Pimentel).

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 24 de setembro no site funesc.pb.gov.br. Os textos e a documentação dos autores devem ser anexados ao formulário de inscrição, conforme descrito no edital.

 

Para cada gênero literário serão premiados 10 textos. Autores dos três melhores trabalhos de cada categoria receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 1.000 (mil reais) cada, além de serem contemplados com 10 exemplares da coletânea. Os autores também participarão de entrevista exclusiva no programa Fala Juventude, da Empresa Paraibana de Comunicação, veiculado pela Rádio Tabajara FM. Os outros sete melhores de cada gênero receberão cinco exemplares da coletânea que será produzida pela editora A União, mais o certificado de premiação.

 

Os vencedores do concurso participarão do Festival Literário Juventudes nas Letras, que faz parte do Agosto das Juventudes. De acordo com o edital, a divulgação da lista de premiados está prevista para 26 de outubro e a publicação da coletânea, bem como o seu lançamento, deve acontecer em 25 de novembro. 

 

O processo de seleção será realizado por uma comissão composta por, no mínimo, três membros, incluindo representantes da Sejel, da Funesc e de instituições culturais convidadas pelos respectivos órgãos.

 

A banca avaliadora levará em consideração a concepção e conteúdo, qualidade literária, estética e linguística do texto, convergência com o gênero escolhido e criatividade.

 

 

Concurso Festival Literário Juventudes nas Letras

Categorias: crônica (Prêmio Gonzaga Rodrigues), conto (Prêmio Marília Arnaud), poesia (Prêmio Anayde Beiriz) e cordel (prêmio Maria Pimentel)

Inscrições: 24/08/2022 a 24/09/2022

Edital e formulário de inscrição: funesc.pb.gov.br