Funesc abre exposições no Espaço Alice Vinagre e Galeria de Arte Archidy Picado, nesta quinta

publicado: 17/07/2024 14h49, última modificação: 17/07/2024 15h23
Foto de Everton David
Foto: Natália di Lorenzo
Foto: Everton David
Foto: Natália di Lorenzo
Foto: Everton David

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre duas exposições na próxima quinta-feira (18). No Expaço Expositivo Alice Vinagre, a artista Wanessa Dedoverde expõe “Sendo, agora, me reconheço muito e pouco em quem eu era”. A abertura será às 18h. Na Galeria Archidy Picado, às 19h, o artista Everton David, dá início à mostra “Território Fértil”. O acesso é gratuito e o período de visitação se estende até 23 de agosto.

A exposição de Dedoverde é a terceira do Edital de Ocupação 2024 a passar pelo Espaço Expositivo. A mostra percorre a trajetória da artista paraibana, com obras que revelam suas influências, técnicas e elementos que compõem a sua poética. Conhecida por seus trabalhos em graffiti, nessa nova série ela destaca técnicas como o pontilhismo, as linhas fluidas e os tons do nanquim. A diversidade de suportes utilizados é outro destaque, uma vez que consegue transportar para o desenho digital elementos visuais das técnicas usadas em outros suportes, como o esfumaçado presente no graffiti, o traço característico do desenho com nanquim e a textura do lápis de cor.

Já a exposição de Everton David tem curadoria de Rita de Cássia do Monte Lima e traz uma investigação poética da agricultura. A mostra é composta por nove séries distintas de obras que destacam temas como a sustentabilidade e a relação entre as pessoas e a natureza. Nela, o artista revela, através do curto ciclo de crescimento dos brotos, a simplicidade da produção alimentar em pequena escala. Os trabalhos são apresentados em diferentes formatos, incluindo fotografia, escultura viva, instalação, vídeo, intervenção artística, pintura-objeto, entre outros.

Os visitantes são convidados a contemplar o potencial de uma poética da agricultura sustentável e acompanhar em tempo real as fases de transformação dos brotos. E com isso, refletir sobre sua própria relação com a alimentação e a explorar as conexões entre arte, natureza e a necessidade urgente de uma convivência mais harmoniosa.

Wanessa Dedoverde - Mulher multiartista, feminista, antirracista, antifascista, pró-lgbtquiapn+, ex-estudadne de Letras e Design gráfico. Artista visual que desenha, ilustra, grafita, pinta, tatua, faz cerâmica e escreve. Iniciou seus estudos em desenho ainda na adolescência, mesma época em que teve oportunidade de ministrar oficinas de desenho e arte de rua. É conhecida por sua técnica de pontilhismo e seu trabalho costuma ter uma presença forte da mulher e da experimentação com formas orgânicas e monocromia. Já expos na Usina Cultural Energisa, CCBNB-Sousa, Festival Grito, Festival Campo Minado e Campus Festival, Sesc e Funesc.

Everton David - Artista visual e mestre em culturas midiáticas audiovisuais (UFPB). Fundamenta sua pesquisa poética na relação humana, meio ambiente e seus desdobramentos sociais, pensando os efeitos colaterais a partir dos desequilíbrios ecológicos, desastres ambientes, cultura do consumo, crises sociais e de natureza afetiva. O fio condutor estético é estabelecido a partir de uma leitura iconográfica médica, farmacêutica, da cura e das doenças, desdobrando tais temas entre suportes e linguagens como a escultura, objeto, instalação, performance, fotografia e outras. Se utiliza da repetição de signos e símbolos que constroem paisagens e mapas traçando uma geografia da organicidade da natureza, do corpo e dos sentimentos entre a experiência pessoal e a do “outro”. Já participou de exposições individuais no Sesc Cabo Branco e CCBNB em Juazeiro do Norte (CE), além de coletivas, salões e festivais como Terapia de Outono, Perspectivas Atmosféricas (Funesc), Salão Municipal de Artes Plásticas (Funjope, em João Pessoa).

Serviço:

Exposição: Sendo, agora, me reconheço muito e pouco em quem eu era

Artista: Wanessa Dedoverde

Abertura:18/07/2024, às 18h