Notícias

espaço expositivo alice vinagre

Funesc abre exposição ‘Esdrúxula é esdrúxula’, de Fernando Clemente

publicado: 07/06/2022 14h05, última modificação: 07/06/2022 14h06
Fernando Clemente, artista espanhol

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre nesta quinta-feira (9), às 17h, a exposição  ‘Esdrúxula é esdrúxula’, com obras do artista visual espanhol Fernando Clemente. O período de visitação se estende até 10 de julho, no Espaço Expositivo Alice Vinagre, localizado no Mezanino 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

 

O trabalho de Clemente é enquadrado em um mundo conceitual baseado na reflexão e na crítica da condição humana, dissipando-a através de notas irônicas que vêm à tona tanto em suas apresentações ao vivo como nas cavilhas íntimas e solitárias da produção de estúdio.

 

Sobre o artista - Fernando Clemente nasceu em Zaragoza (Espanha). Depois de morar durante anos em Madri e Paris, atualmente vive e trabalha em sua cidade natal, onde desenvolve seus projetos centrados na arte em vídeo em todos os seus aspectos: peças monocanal com deformações ilimitadas da imagem, instalações de vídeo combinadas com formas tridimensionais, colagem audiovisual com filmagens encontradas ou VJ.

 

Sem esquecer as origens mais corpóreas da escultura ou pintura, o artista cria peças multidisciplinares nas quais, dependendo das necessidades expressivas, aplica as técnicas e materiais mais adequados ao projeto.

 

Já realizou cerca de 40 exposições coletivas e 10 individuais em diferentes lugares: Zaragoza (Etopía, Museo Pablo Gargallo, Centro de Historias, Palacio de Sástago, Museo Pablo Serrano, Galería Calvo i Mayayo ou Galería Artix), Madrid (Casa de América, El Foro de Pozuelo, Matadero ou Academia de Cine). Ainda na Espanha, expos em Bilbao, Barcelona, Huesca, Segóvia, Córdoba, Pontevedra, Cuenca ou Medinaceli. Fora da Espanha, já expos em Paris, Toulouse, Nova York, Portugal, Inglaterra e México.

 

Participou de festivais como: USVAN em New York, BANG em Barcelona, Periferias em Huesca, Mostra de Cine em Sagunt ou Lamosa em Cuenca. Clemente selecionado ou premiado em Zaragoza (Prêmio Radical dB, Proyectamedia, OpenArt Grant ou E-migre Award) e em Madrid (América Late, Franqueados ou SeAlquila).

 

Formou-se em Escultura na Escola de Arte de Zaragoza e em Ciências Humanas na Universidade de Zaragoza, assim como em Audiovisuais na École d'Art Montparnasse, em Paris. Nos últimos anos, completou sua formação técnica na Etopía, e no Centro de Tecnologías Avanzadas de Zaragoza, e sua formação estética na La Casa Encendida e na Espacio Fundación Telefónica em Madrid.

 

 

Serviço

Exposição: Esdrúxula é Esdrúxula
Artista: Fernando Clemente

Abertura da exposição: 09/06/2022, 17h
Visitação: até 10/07/2022 
Local: Espaço Expositivo Alice Vinagre