Espaço Cultural recebe programação especial neste sábado para celebrar o Dia das Crianças

publicado: 07/10/2024 18h45, última modificação: 11/10/2024 08h31
Foto Thercles Silva2.jpeg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promove neste sábado, 12 de outubro, a 13ª edição do ‘Espaço da Criança’. A ação, que celebra o Dia das Crianças, é totalmente gratuita e tem início às 13h30.

A programação conta com atividades de música, teatro, cinema, artes visuais, tirolesa, maquiagem artística, dança, circo, feirinha de HQs e gastronômica, oficinas, lançamento de livros infantis. O público poderá assistir ainda a um concerto especial, com a Orquestra Infantil da Paraíba, que se apresenta na Sala de Concertos, sob regência do maestro Marcelo Vasconcelos. O programa traz músicas de Caetano Veloso, Villa Lobo, Beethoven e temas de filmes. No planetário, acontecem três sessões: 15h, 16h e 17h. Os ingressos para as duas atividades devem ser retirados antecipadamente, com limite de 100 pessoas por sessão no planetário e 560 espectadores na Sala de Concertos.

No Cine Bangüê, as famílias poderão assistir a sessões de longa e curtas metragens com temática infantil. A classificação indicativa varia de acordo com as obras em cartaz. A distribuição dos ingressos acontece a partir das 13h30, respeitando a capacidade máxima de 116 pessoas por exibição. Os títulos dos filmes e os horários estão na programação listada abaixo.

Para a maquiagem artística, as animadoras do ‘Mundo dos Sonhos’ prometem muitas cores e criatividade para a criançada na Praça do Povo. É neste mesmo espaço onde a aventura acontece, com a descida na tirolesa. Para participar da atividade, que conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, é necessário retirar senhas com antecedência. Entre uma atividade e outra, o público ainda poderá assistir a intervenções circenses com os palhaços Espoleta, Gyló, Vertinho, Solare, Bobim e Tel Pastel, além dos mágicos Mágico Bruno e Fernandes. Na 'Van Interativa' da Capega, atividades lúdicas, com apoio de óculos de realidade aumentada, promove educação ambiental.

Já no Teatro Paulo Pontes, a partir das 15h, acontece apresentação de balé, jazz e contemporâneo com a Cia. Municipal de Dança de João Pessoa. Em seguida, às 17h, tem o espetáculo teatral ‘Trocam-se Histórias por Brincadeiras’. Num universo interativo, lúdico e com muito humor, o palhaço Dengoso e seu sobrinho Pitoco brincam de trocar relatos. É nesta troca que o espetáculo acontece, com capacidade de transmitir conhecimento do universo cultural nordestino brasileiro.

Na Sala Roberto Cartaxo tem dupla sessão de contação de história, também com retirada de senha. Às 15h tem início a apresentação deO Camaleão Musical: Diversão e Natureza’, história contada por Henrique Ornellas. Após, às 16h, a Cia. Mulinga diverte o público comUma História da Mulinga’.

No sub-mezanino 02, a programação oferece oficinas de modelagem em argila, com Carlos Nunes; desenho, com Mariana Lira e desenho livre, com Natália Araújo.

Para quem gosta de dança, as dicas são: Kpop, com o grupo ‘End Of Station’ e apresentação de danças urbanas, com o grupo Nordeste Groove.

Em parceria com o Detran-PB, será apresentado o projeto "Educando para o Trânsito com Ludicidade”, no submezanino 02. Já a Sudema, através do Jardim Botânico, fará a doação de 100 mudas de plantinhas para o público, que poderá brincar tranquilo, já que a Secretaria de Estado da Saúde garantirá a instalação de um posto de enfermagem.

Para bebês e mães que amamentam, a Funesc disponibilizará uma sala especial, com trocador e poltrona.

O dia se encerra com uma grande festa na Praça do Povo, com show do ‘Planetta Mágico’ acompanhado de intervenções circenses das artistas Gaby Fragoso e Gloria Estefane, a partir das 18h30.

Confira a programação:

Local: Praça do Povo

13h30 às 14h30 - Recepção com bandinha de circo, malabarista, perna de pau, acrobatas aéreos (Classificação Livre)

14h às 17h  - Maquiagem artística - Mundo dos Sonhos (Classificação Livre)

12h às 18h - Feirinha cultural - espaço criativo com artesanato, gastronomia, variedades e brechó  (Classificação Livre)

14h30 às 16h30 - Intervenção com palhaçaria e mágica (Classificação Livre)

17h às 18h30 - Capoeira (Classificação Livre)

18h30 às 19h30 - Planetta Mágico com Intervenção Circense (Classificação Livre)

Mezanino/Praça do Povo

14h às 18h - Tirolesa - (Classificação: 05 a 12 anos) - Com retirada de senha

Planetário

Com retirada de senha