Notícias

Espaço Cultural recebe exposição ‘Do feixe de luz, o arpão’, na Galeria de Arte Archidy Picado

publicado: 02/07/2025 14h52, última modificação: 02/07/2025 14h53
Card_Marina Mayumi.jpg

A Galeria de Archidy Picado, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), recebe a partir desta quinta-feira (10), a exposição ‘Do feixe de luz, o arpão’, assinada por Marina Mayumi e Sofia Bauchwitz.

Com curadoria de Ana Cecília Soares, a exposição convida o público a imergir no imaginário náutico criado pelas duas artistas. Através de fotografias, fabulações coexistem e são imaginadas. Entre as águas salgadas há uma paisagem afetiva, trazendo à tona a profundidade de seus sentimentos, memórias e histórias escondidas em garrafas à deriva pela imensidão do oceano.

Marina Mayumi é doutora em Educação pela Unicamp. Participante do Grupo OLHO – Laboratório de estudos audiovisuais. Sua pesquisa busca a relação entre cinema e educação em conexão com os territórios pelos quais transita. Por meio de textos, desenhos, vídeos e intervenções urbanas, Marina desenvolve obras que evidenciam os entrecruzamentos entre aspectos culturais e sociais do lugar, entendido como uma constelação de trajetórias humanas e não-humanas.

Sofia Bauchwitz é doutora em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madri (2013). Sua tese investiga as práticas artísticas contemporâneas de ethos errante. Seu trabalho artístico toca questões de memória, ficção e poéticas do espaço. Já expôs em países como Holanda, Estados Unidos, Portugal e Alemanha.

A exposição ‘Do feixe de luz, o arpão’ fica em cartaz na Galeria de Arte Archidy Picado até o dia 10 de julho, com visitação de segunda a sexta,  das 8h às 12h e das 13h às 21h, e finais de semana e feriados das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

 

SERVIÇO:

Exposição ‘Do feixe de luz, o arpão’

Local: Galeria de Arte Archidy Picado (Espaço Cultural José Lins do Rego - R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa)

Abertura: 10 de julho de 2025, às 19h

Artistas: Marina Mayumi e Sofia Bauchwitz

Curadoria: Ana Cecília Soares

Visitação: Até 15 de agosto de 2025

Segunda a sexta: 08h às 12h e 13h às 21h

Finais de semana e feriados: 10h às 16h