Dramas belga e palestino entram em cartaz no Cine Bangüê da Funesc

publicado: 14/06/2019 10h37, última modificação: 14/06/2019 10h40
Cena do filme 'A Nossa Espera'

‘A nossa espera’ e ‘Wajib – Um convite de casamento’ são as estreias da nova programação do Cine Bangüê, a partir desta quinta-feira, dia 13, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. O longa-metragem palestino ‘Wajib – Um convite de casamento’ será exibido hoje às 19h. Entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os filmes brasileiros ‘Inferninho’, ‘A parte do mundo que me pertence’ e ‘A sombra do pai’ permanecem em cartaz.

‘Wajib – Um convite de casamento’ é um drama palestino sob direção de Annemarie Jacir. Com 96 minutos de duração, longa tem classificação indicativa de 12 anos. A sinopse é a seguinte: Abu Shadi é um homem de sessenta e poucos anos, pai divorciado e professor que mora em Nazaré. Em um mês, depois do casamento de sua filha, ele estará morando sozinho.

‘Wajib’ integrou a 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema em 2018. Annemarie Jacir escreveu, dirigiu e produziu diversos filmes. Seu ‘Like twenty impossibles’ (2003) foi o primeiro curta-metragem árabe na história a ser oficialmente selecionado para o Festival de Cannes. ‘Sal desse mar’ (2008), primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher palestina, conquistou 14 prêmios internacionais.

‘Quando vi você’ foi premiado no 63º Festival Internacional de Cinema de Berlim e eleito o Melhor Filme Árabe no Abu Dhabi Film Festival. Em 2017, ‘Wajib’ foi premiado no Locarno Film Festival, BFI London Film Festival, Dubai International Film Festival e MedFilm Festival, em Roma, Itália.

‘A nossa espera’

Outro drama a estrear na programação do Cine Bangüê será ‘A nossa espera’, um longa produzido entre Bélgica e França, com 99 minutos de duração. A direção é de Guillaume Senez e filme estreará oficialmente na próxima quinta-feira, dia 20, às 19h. Filme é sobre ‘abandono’ e foi selecionado na Semana da Crítica do Festival de Cannes, ano passado.  Elenco conta com Romain Duris, Lucie Debay, Basile Grunberger, Lena Girard Voss, Laetitia Dosch, Dominique Valadie. Classificação indicativa: 14 anos.

A sinopse é a seguinte:  Olivier faz o melhor que pode para combater as injustiças em seu trabalho. Mas de um dia para o outro, sua esposa Laura inesperadamente abandona a família, e ele se vê sozinho tendo que lidar com as necessidades de seus filhos pequenos, os desafios do cotidiano e as demandas de seu trabalho. Diante de novas responsabilidades, ele e os filhos lutam para encontrar o equilíbrio à espera de Laura. O diretor Guillaume Senez é o mesmo de ‘Keeper’, longa lançado em 2015.

13/06 (Quinta-feira)

A NOSSA ESPERA

Bélgica/França | 2018 | 1h39min | Drama | Vitrine Filmes

Direção: Guillaume Senez

Classificação indicativa: 14 anos.

Elenco: Romain Duris, Lucie Debay, Basile Grunberger, Lena Girard Voss, Laetitia Dosch, Dominique Valadie.

SINOPSE: Olivier faz o melhor que pode para combater as injustiças em seu trabalho. Mas de um dia para o outro, sua esposa Laura inesperadamente abandona a família, e ele se vê sozinho tendo que lidar com as necessidades de seus filhos pequenos, os desafios do cotidiano e as demandas de seu trabalho. Diante de novas responsabilidades, ele e os filhos lutam para encontrar o equilíbrio à espera de Laura.

WAJIB – UM CONVITE DE CASAMENTO

Palestina | 2017 | 1h36min | Drama | Cup Filmes

Direção: Annemarie Jacir

Classificação indicativa: 12 anos.

Elenco: Mohammad BAKRI, Saleh BAKRI

SINOPSE: Abu Shadi é um homem de sessenta e poucos anos, pai divorciado e professor que mora em Nazaré. Em um mês, depois do casamento de sua filha, ele estará morando sozinho. Shadi, seu filho arquiteto, chega de Roma depois de anos no exterior para ajudar o pai na entrega dos convites de casamento, um a um em mãos para cada convidado como é o costume palestino local. À medida que ambos passam os dias juntos, os detalhes tensos de seu relacionamento chegam a um ponto crítico desafiando suas vidas frágeis e muito diferentes.

A SOMBRA DO PAI

Brasil | 2019 | 1h29min | Ficção | Pandora Filmes

Direção: Gabriela Amaral Almeida

Classificação indicativa: 16 anos.

Elenco: Nina Medeiros, Julio Machado, Luciana Paes e Rafael Raposo

SINOPSE: O filme conta a história de um pai e uma filha que não conseguem se comunicar. Órfã de mãe, Dalva (9 anos) vê o seu pai, o pedreiro Jorge, ser consumido pela tristeza após perder o melhor amigo. Dalva acredita ter poderes sobrenaturais e ser capaz de trazer a mãe de volta à vida. À medida que Jorge se torna mais ausente – e eventualmente perigoso –, resta a Dalva a esperança de que sim, sua mãe há de voltar.

A PARTE DO MUNDO QUE ME PERTENCE

Brasil | 2019 | 1h24min | Documentário | Olhar distribuição

Direção: Marcos Pimentel

Classificação indicativa: 14 anos.

SINOPSE: Pelas ruas de Belo Horizonte, o cineasta mineiro Marcos Pimentel só tem um objetivo: descobrir quais são os sonhos das pessoas que passam por ele. Entre uma menina com síndrome de down que deseja se tornar bailarina e um trabalhador que quer reformar a própria casa, o diretor revela o quanto um sonho é importante para a vida das pessoas.

INFERNINHO

Brasil | 2018 | 1h22min | Drama | Embaúba Filmes

Direção: Guto Parente e Pedro Diógenes.

Classificação indicativa: 12 anos.

Elenco: Yuri Yamamoto, Demick Lopes, Samya de Lavor, Rafael Martins, Tatiana Amorim, Paulo Ess, Galba Nogueira, Pedro Domingues, Gustavo Lopes. SINOPSE: Deusimar é a dona do Inferninho, bar que é um refúgio de sonhos e fantasias. Ela quer deixar tudo para trás e ir embora, para um lugar distante. Jarbas, o marinheiro que acaba de chegar, sonha em ancorar e fincar raízes. O amor que nasce entre os dois vai transformar por completo o cotidiano do bar