Notícias

poeta paraibano

De Repente na Rede faz homenagem póstuma a Juvenal Oliveira

publicado: 20/04/2022 10h54, última modificação: 20/04/2022 10h54

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (20), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. A atração on-line é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (www.youtube.com/TVfunesc). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem póstuma ao repentista paraibano Juvenal Oliveira.

 

Juvenal Oliveira Leite nasceu em 06 de julho de 1939, na cidade de Catolé do Rocha, Sertão Paraibano. Lá, ainda menino, aprendeu a tocar viola e fazer seus primeiros versos, assumindo, anos depois, a profissão de poeta repentista. Apresentou-se em emissoras de rádio local, compôs músicas de sucesso e fez parcerias com alguns renomados poetas, a exemplo de Oliveira de Panelas, Onildo Barbosa e Titico Caetano. Ao longo da carreira, gravou dois LPs e dois CDs de cantorias.

 

O artista também ficou conhecido por ser pai do cantor paraibano Ton Oliveira, que gravou algumas de suas músicas. O legado de Juvenal de Oliveira permitiu que Ton não apenas estabelecesse seus primeiros contatos com a arte da cantoria, mas que alcançasse grande projeção nacional, se tornando um dos grandes representantes da cultura paraibana Brasil afora. Infelizmente, em 22 de abril de 2008, Juvenal Oliveira veio a falecer, vítima de insuficiência renal crônica, na cidade de Campina Grande (PB).

 

Iponax Vila Nova é o apresentador oficial, declamador e coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficinas de declamação e versos pelo Estado. Mesmo mantendo o formato virtual do ‘De Repente na Rede’, que vem acontecendo há mais de dois anos, devido à Pandemia, ele deu início, em janeiro deste ano, junto com a Funesc, ao ‘De Repente na Estrada’, um projeto presencial que envolve 30 repentistas de seis estados nordestinos e que, até dezembro, circulará nos municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana, fortalecendo a arte do repente no interior do Estado.

 

Serviço 

 

De Repente na Rede 

Quarta-feira, 20/04/2022, às 19h 

Homenageado: Juvenal Oliveira (PB)

Apresentação: Iponax Vila Nova 

TV Funesc: www.youtube.com/TVfunesc