Notícias

Cine Bangüê exibe Mostra de Cinema Francês no Mês das Mulheres

publicado: 21/03/2022 15h03, última modificação: 23/03/2022 14h22
Cléo, de 5 à 7, de Agnes Varda

 

O Cine Bangüê, cinema da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), iniciou, no último domingo, como parte da programação do Mês da Mulher, a Mostra de Cinema Francês. A programação é uma ação junto à Cinemateca da Embaixada Francesa e tem apoio da Aliança Francesa de João Pessoa.

De 20 a 26 de março, serão exibidos quatro longas metragens: ‘Cléo 5 a 7’ (1962), ‘Revenir’ (2019), ‘L’extraordinaire voyage de Marona’ (2019), e ‘Calamity’ (2020), este último é o único dublado da lista.

A primeira sessão da mostra traz a animação ‘Calamity’, com classificação livre, às 16h do domingo (20). Logo em seguida, às 18h, será exibida a ficção ‘Revenir’, com classificação indicativa de 14 anos.

 

Na segunda-feira (21), às 19h30, o público poderá prestigiar o longa ‘Cleo - de 5 à 7’, um clássico preto e branco, voltado para o público com mais de 14 anos.

 

Na terça-feira (22), será reexibida a animação de classificação livre ‘Calamity’, a partir das 19h30.

 

Já a animação ‘L’extraordinaire voyage de Marona’, aberto para todos os públicos, será exibida na tela do Bangüê a partir das 19h30 da quarta-feira (23).

 

Na quinta (24), ‘Revenir’, da diretora Jessica Palud, tem a sua segunda exibição da mostra a partir das 19h30.

 

A programação se encerra com exibição dupla no sábado (26). A partir das 16h será exibida a animação ‘L’extraordinaire voyage de Marona’, em seguida, às 18h, ‘Cleo - de 5 à 7’ tem nova exibição.

 

Todas as entradas são gratuitas, e o público deve apresentar na entrada o cartão de vacinação da Covid-19. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.

 

Confira as sinopses:

 

- Cléo de 5 a 7 (1962) de Agnès Varda / Ficção / 1h30 / 14 anos / legendado

 

Sinopse: Cléo (Corinne Marchand) é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um exame. O teste pode apontar se ela tem ou não um câncer de estômago. Sem saber o que fazer, Cléo perambula pela cidade de Paris. Ela passa uma hora e meia fazendo coisas banais, à procura de distração, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia.

 

- Revenir (2019), de Jessica Palud / Ficção / 1’17”/ 14 anos / legendado

 

Sinopse: Esta é a fazenda onde Thomas (Niels Schneider) nasceu. É a família desajustada dele. Seu irmão, que nunca voltou para casa e sua mãe, que faz o mesmo. Seu pai tornava impossível a convivência entre eles. Thomas se vê encarando novamente tudo o que ele tem fugido por 12 anos. Mas atualmente a sua vida toma um rumo diferente graças a Alex (Roman Coustère Hachez), seu sobrinho de seis anos, e Mona (Adèle Exarchopoulos).

 

- L’extraordinaire voyage de Marona (2019) de Anca Damian / animação / 1’33” / Classificação Livre/legendado

 

Sinopse: Vítima de um acidente, uma cachorrinha se lembra dos diferentes tutores que amou incondicionalmente. Com sua empatia infalível, Marona trouxe leveza e inocência a cada um dos lares em que viveu.

 

- Calamity (2020) de Remi Chayet / Animação/1’25”/Classificação Livre/dublado

 

Sinopse: 1863, Estados Unidos da América. Em um comboio que vai em direção ao oeste com a esperança de uma vida melhor, o pai de Martha Jane é ferido. É ela que tem que dirigir a carroça da família e cuidar dos cavalos. A experiência é dura, porém Martha Jane nunca se sentiu tão livre. E como é mais conveniente para andar a cavalo, ela não hesita em colocar calças. Isso é audácia demais para Abraão, o líder do comboio. Acusada de roubo, Martha é obrigada a fugir. Vestida de homem, em busca de provas de sua inocência, ela descobre um mundo em construção onde sua personalidade única se afirmará. Uma aventura cheia de perigos e rica em encontros que, passo a passo, revelarão a mítica Calamity Jane.

 

Serviço:

 

Mostra de Cinema Francês

Local: Cine Bangüê (Espaço Cultural José Lins do Rêgo) - R. Abdias Gomes de Almeida (800)

Entrada: Gratuita

 

Domingo (20)

16h- Calamity, Remi Chayet

18h-  Revenir, de Jessica Palud

 

Segunda-feira (21)

19:30h - Cléo de 5 a 7, de Agnès Varda

 

Terça-feira (22)

19:30h - Calamity, de Remi Chayet

 

Quarta-feira (23)

19:30h- L’extraordinaire voyage de Marona, de Anca Damian

 

Quinta-feira (24)

19:30h- Revenir, de Jessica Palud

 

Sábado (26)

16h- L’extraordinaire voyage de Marona, de Anca Damian

18h - Cléo de 5 a 7, de Agnès Varda