Notícias

25 anos de ‘Passadouro’: programa Espaço Cultural entrevista cineasta Torquato Joel

publicado: 11/04/2024 14h32, última modificação: 11/04/2024 14h36
Design sem nome (2).jpg

O programa Espaço Cultural desta quinta-feira, dia 11, terá entrevista com o cineasta paraibano Torquato Joel e vai destacar os 25 anos do premiado curta-metragem ‘Passadouro’. O programa realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e apresentado por Jãmarrí Nogueira vai das 22h até a meia-noite na rádio Tabajara FM (105,5).

Durante a entrevista de Torquato Joel a Jãmarrí Nogueira, uma playlist com músicas paraibanas escolhidas pelo cineasta vai costurar a conversa. O programa terá canções de Sivuca, Eli-Eri Moura, Glue Trip, Washington Espínola, Totonho, Paulo Ró e Pedro Osmar.

O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Torquato – Cineasta paraibano nascido em São Gonçalo, no Sertão da Paraíba, Torquato Joel formou-se em Comunicação, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba em 1984. Entre 1982 e 1986, participou do ateliê de Cinema Direto do Núcleo de Documentação da UFPB.

Realizou estágios em cinema direto no Atelier de Réalisation Cinématographique Varennes, em Paris, na França. Seus dois primeiros trabalhos foram realizados em Super 8, passando ao 16mm em 1986. Foi premiado na Jornada Internacional de Cinema da Bahia em 1992 com o vídeo ‘A alma da pedra’.

Em 1999 recebeu prêmios no Festival de Cinema de Gramado, no Festival do Recife, e no Festival de Brasília com o curta-metragem ‘Passadouro’. Está à frente dos projetos ViAção Paraíba e Jabre, oferecendo oficinas e formando novos realizadores do audiovisual.

Além de diversos curtas premiados, como ‘Pulmão de pedra’ (premiado no Fest Aruanda, ano passado), Torquato tem o longa-metragem ‘Ambiente familiar’. Atualmente, está finalizando o longa ‘O corpo da paz’ e vai iniciar em novembro um curta-metragem em Dona Inês.