Notícias

‘De Repente no Espaço’ traz a poesia de Antônio Lisboa (RN) e João Lourenço (PB)

publicado: 04/06/2024 10h24, última modificação: 04/06/2024 10h25
Design sem nome.png

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (5) mais uma edição do ‘De Repente no Espaço’. A edição de junho traz os poetas Antônio Lisboa (RN) e João Lourenço (PB). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O encontro acontece no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Antônio Lisboa nasceu no Rio Grande do Norte e atualmente reside no Recife, onde se formou em Música. Com mais de 30 anos de carreira, já participou de inúmeros festivais com premiação na grande parte deles. É também conhecido por sua militância artística pela luta da organização da categoria. Há mais de 25 anos, atua em dupla com o repentista Edmilson Ferreira.

João Lourenço nasceu em Pilar (PB), nas terras do Engenho Corredor, na mesma propriedade rural onde nasceu o romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois foi para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente, João Lourenço reside em Caruaru/PE. É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.


Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O ‘De Repente no Espaço’ é um projeto da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Até março de 2020, os encontros costumavam acontecer na primeira quarta-feira do mês, mas foram interrompidos em razão da pandemia da covid-19. Para preencher a lacuna, foi criada uma versão online do projeto, com o nome De Repente na Rede, transmitido semanalmente no canal da Funesc no Youtube. Em 2022, o projeto ganhou uma versão itinerante em parceria com o Detran, passando por 11 cidades paraibanas e levando o nome de ‘De Repente na Estrada’. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

Serviço:

De Repente no Espaço - junho

Data: 05/06, às 19h

Repentistas: Antônio Lisboa - RN e João Lourenço - PB

Apresentação: Iponax Vila Nova

Local: Mezanino 2 - Espaço Cultural

Gratuito