‘De Repente na Estrada’ leva poesia dos pernambucanos João Lídio e André Santos a São José dos Cordeiros

publicado: 28/05/2024 14h07, última modificação: 28/05/2024 14h09
Design sem nome (1).png

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na sexta-feira (31), mais uma edição do projeto “De Repente na Estrada”. A próxima parada é no município de São José dos Cordeiros. Os convidados são dois talentos da nova geração de repentistas: João Lídio e André Santos, ambos pernambucanos. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O acesso é gratuito e o evento começa às 19h, no Mercado Público.

O poeta sertaniense João Lídio é cantador de viola e repentista profissional, radicado em Gravatá (PE). Apesar de jovem, o repentista é hoje um dos principais nomes da nova geração do repente nordestino. Tem como ‘padrinho musical’ o mestre Ivanildo Vila Nova e acumula em sua carreira diversos CDs gravados e prêmios em festivais.

Já André Santos nasceu em Afogados da Ingazeira (PE) e, com pouco mais de 30 anos, também é destaque nova geração do repente nordestino. Começou a carreira em 2014, nas cantorias de pé de parede em Tabira (PE), município onde vive desde criança. Em 2016 gravou seu primeiro DVD e, em 2018, foi a vez de lançar seu CD de canções, com 11 faixas autorais. Participou nas mesas de glosas de todo Pajeú pernambucano e em grandes congressos de repentistas, a exemplo do Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger), em Campina Grande (PB) e Gravatá (PE), destacando-se como campeão em uma das edições.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

De Repente na Estrada - O projeto, que teve início em 2022, já passou por várias cidades paraibanas, como uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece desde 2015 nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Durante a pandemia da Covid-19, a iniciativa derivou ainda o ‘De Repente na Rede’, com transmissões online das cantorias de viola no canal da Funesc no Youtube. Em São José dos Cordeiros, o projeto conta com apoio da prefeitura por meio da sua Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

De Repente na Estrada

São José dos Cordeiros (PB)

Data: 31/05, às 19h

Repentistas: João Lidio (PE) e André Santos (PE)

Apresentação: Iponax Vila Nova

Local: Mercado Público