Nesta sexta-feira

De Repente na Estrada leva João Lídio e Antônio Silva a São Bento

publicado: 02/08/2022 14h44, última modificação: 02/08/2022 14h59
Repentistas João Lídio e Antônio Silva

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira, 5 de agosto, às 20h, a oitava edição do projeto ‘De Repente na Estrada’, desta vez no município de São Bento. A exibição gratuita acontecerá no Distrito de Barra de Cima e traz a dupla de repentistas João Lídio, de Pernambuco, e Antônio Silva, da Paraíba. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

João Lídio é natural de Sertânia (PE), cantador de viola e repentista profissional, hoje radicado em Gravatá (PE). Vem da “escola” do mestre Ivanildo Vilanova, através do qual começou a se encantar pela cantoria. Atualmente, figura como um dos principais nomes da nova geração de repentistas nordestinos, tem programa de rádio, diversos CDs gravados e promove eventos de cantoria na região.

Antônio Silva nasceu em 1974, no município de Riacho dos Cavalos (PB), mas há muitos anos reside em Caicó (RN). Neto de repentista, tornou-se artista profissional em 1994, atuando como poeta e cancioneiro. Multifacetado, integra o Clube do Repente do Seridó e atua como cantador, repentista, radialista, promotor de festivais e apresentador de programa de rádio, há mais de 20 anos.

O projeto ‘De Repente na Estrada’ é realizado no formato presencial desde janeiro de 2022, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). O objetivo da ação itinerante é visitar uma cidade paraibana a cada mês, levando a cultura popular ao interior da Paraíba e, para isso, conta com a participação de 30 repentistas de seis estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

Confira a programação do De Repente na Estrada 2022:

05/08, 20h – São Bento, com João Lídio (PE) e Antônio Silva (PB)

Local: Distrito de Barra de Cima

02/09, 20h – Cajazeiras, com Jeferson Silva (PI) e Jairo Silva (PI)

Local: Teatro Iríacles Pires

07/10, 20h – Sousa, com Gilmar de Oliveira (PB) e Cícero Justino (CE)

Local: Praça da Estação

04/11, 20h – Princesa Isabel, com Sebastião Dias (RN) e Severino Pereira (PB)

Local: Escola Municipal Carlos Alberto

02/12, 20h – Itabaiana, com Erasmo Ferreira (PB) e João Lourenço (PB)

Local: Praça Epitácio Pessoa

23/12, 20h – João Pessoa (Festival De Repente no Espaço)