Inscrições abertas

Funesc seleciona propostas para Caravana Agosto das Letras 2022

publicado: 20/06/2022 10h16, última modificação: 20/06/2022 10h16
Edital da Caravana Agosto das Letras seleciona propostas para 2022

A Fundação Espaço cultural da Paraíba está lançando edital de seleção de propostas para Caravana Agosto das Letras 2022 - Homenagem a Chica Barrosa, que acontece de 25 de julho a 6 de agosto, em seis cidades paraibanas. Para compor a programação, serão selecionadas 15 propostas, sendo cinco de contação de histórias; cinco de saraus; três de oficinas literárias; uma de oficina de HQ; uma exibição de curta-metragem.

As inscrições podem ser feitas de 11 de junho a 1º de julho, exclusivamente através do site www.funesc.pb.gov.br. Para cada proposta selecionada será pago cachê de R$ 1,4 mil. Podem participar do edital pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes na Paraíba; microempreendedores individuais ou pessoas jurídicas, na condição de representantes exclusivas de artistas, com sede na Paraíba.

Todas as propostas, seja de contação de história, saraus, oficinas ou curta-mentragem deverão ter classificação indicativa livre. O processo de seleção será realizado por uma Comissão composta por, no mínimo, três membros e ocorrerá em duas etapas: análise documental e análise de mérito. Toda a documentação necessária e instruções para envio do material estão descritas no edital.

Para o presidente da Funesc, Pedro Santos, a iniciativa promove o acesso da população à produção literária da Paraíba e fomenta o hábito da leitura. “Além de oferecer atividades lúdicas, a proposta integra também o lançamento de obras literárias de autores paraibanos e estabelece um diálogo direto com a sala de aula, com o objetivo de despertar nos jovens leitores o gosto pelo que a Paraíba produz em termos de literatura”, explicou.

Caravana Agosto das Letras 2022 – O projeto integra o calendário anual da Funesc e tem como proposta favorecer, cultivar e incentivar a leitura, principalmente entre crianças e jovens, além de proporcionar atividades culturais e popularizar os nomes, obras e histórias de grandes escritores, especialmente os nordestinos, para um público diverso. Este ano as atividades percorrerão as cidades de Pilar, Boqueirão, Taperoá, Teixeira, Sumé e Coremas entre os meses de julho e agosto.

Quadrinhos Intuados - Projeto que já acontecia todos os anos no Espaço Cultural, paralelamente à programação do ‘Agosto das Letras’. O evento inclui debates e oficinas com a participação de grandes nomes de artistas nordestinos e estudiosos do cenário das HQ. Pela primeira vez, a ação sairá da capital paraibana, devendo percorrer os municípios que receberão as atividades da Caravana Literária.

Homenagem a Chica Barrosa – A Caravana Literária Agosto das Letras 2022 homenageia a repentista Chica Barrosa, conhecida como A Rainha Negra do Repente. Cantadora e Violeira. Era filha de João Francisco dos Santos e Josefa da Conceição Silva, escravos alforriados. Morreu assassinada na cidade de Pombal após uma discussão por causa de um relacionamento amoroso. Segundo o escritor Câmara Cascudo, “grande cantadeira sertaneja, gabada como a primeira lutadora de seu sexo que enfrentou os nomes mais ilustres da cantoria. Seus desafios correm mundo, despertando aplausos. O seu embate mais célebre foi com o fazendeiro cearense Manuel Martins de Oliveira, conhecido como Neco Martins, de São Gonçalo do Amarante. Embora vencida, improvisou magnificamente, deixando forte impressão entre os cantadores. Seu nome foi imortalizado nos sertões da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.