Notícias

Funesc recebe V Exposição das Tribos Indígenas Carnavalescas da Paraíba

publicado: 13/03/2023 10h01, última modificação: 14/03/2023 15h32
WhatsApp Image 2023-03-14 at 15.01.51.jpeg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, a partir de sexta-feira (17), a V Exposição das Tribos Indígenas Carnavalescas da Paraíba. A mostra reúne cocares do desfile das tribos do Carnaval Tradição da capital paraibana e pode ser visitada até 30 de abril na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego.

Durante todo o período da exposição, o público pode interagir com os cocares, que ficam suspensos, simulando o personagem “espião”, que faz parte deste folguedo, presente na região Nordeste do Brasil, e que na Paraíba tem características próprias na dança, nas indumentárias e na música. Este ano a mostra exibe adereços das tribos Ubirajara; Tupinambás; Tupi Guanabara; Xavantes; Pele Vermelha; Guanabara; Tupi Guarani; Tabajaras; Africanos e Papo Amarelo.

A exposição das indumentárias das Tribos Indígenas se constitui como uma forma de divulgação e valorização da expressividade plástico-visual que essa brincadeira popular envolve, garantindo que o público possa conhecer tais produções fora do período de carnaval.

Patrimônio cultural da Paraíba - Em 18 de novembro de 2022, foi sancionada pelo governador a Lei nº 12.452/22, que "reconhece as Tribos Indígenas Carnavalescas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. As Tribos Indígenas Carnavalescas constituem-se como manifestação popular que envolve dança, música, encenação e poesia oral, que pertencem à categoria de formas de expressão, identificada também como uma dança dramática. A prática cultural faz parte do chamado Carnaval Tradição da capital paraibana, celebrando referências culturais afro-indígenas. Não se trata de uma prática própria dos povos originários brasileiros, mas de uma manifestação cultural que celebra o imaginário popular de referências afro-indígenas brasileiras. Os integrantes dos grupos são moradores de bairros da zona urbana das cidades da grande João Pessoa, que podem ou não se identificar como descendentes indígenas.
Há em todo o Brasil, expressões da cultura popular que fazem referência aos povos indígenas. Entretanto percebem-se algumas especificidades nas Tribos paraibanas, em sua dança, música, encenação e adereços, entre os quais destacam-se os “capacetes”, que são cocares enormes utilizados pelo personagem “espião” que vai à frente da tribo, abrindo o desfile. O ciclo do carnaval é o período de maior produção e difusão das tribos, quando desfilam nos bairros e participam do “Carnaval Tradição” da cidade.

V Exposição das Tribos Indígenas Carnavalescas da Paraíba
Nomes das tribos: Ubirajara; Tupinambás; Tupi Guanabara; Xavantes; Pele Vermelha; Guanabara; Tupi Guarani; Tabajaras; Africanos e Papo Amarelo
Visitação de 17/03 a 30/04/2023, das 7h às 22h
Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, próximo ao Planetário
Acesso gratuito
Realização: Funesc / Grupo Jaraguá