Notícias

No Espaço Cultural

Funesc recebe a exposição “Aurora – Luzes para aprender a voar”

publicado: 18/07/2022 13h06, última modificação: 18/07/2022 13h10
EXPOSIÇÃO AURORA1.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, a partir desta terça-feira (19), a exposição “Aurora – luzes para aprender a voar”, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio de sua gerência operacional de atenção psicossocial e do Coletivo Mancha. O período de visitação se estende até 21 de agosto, no Espaço Expositivo Alice Vinagre.

O projeto de artes visuais é uma realização do Coletivo Mancha e é composto por 28 obras produzidas por frequentadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de João Pessoa. Quase 20 artistas participam da ação. Os trabalhos expostos foram desenvolvidos a partir de oficinas que têm como facilitadores Cassicobra, Victor Hugo, Cleiton Teixeira, Marília Moura e Thiago Sombra.

Em “Aurora”, os artistas se expressam a partir de diversas técnicas como pintura em tela, colagem, fotografias, pinturas em papel, entre outras modalidades. A seleção das obras foi feita por Robinson Cambiazzo (artista plástico e trabalhador do CAPS; Ana Karina Soares (coordenadora do CAPS Gutemberg Botelho); Fabiane Moreira (assistente social do CAPS Jovem Cidadão); Eveline De Macêdo (residente de Saúde Mental).

Mancha - Coletivo de arte formado em setembro de 2021 por trabalhadores, parceiros e frequentadores dos CAPS de João Pessoa. Tendo como mote “produzir encontros, espalhar a arte e manchar a cidade”, o grupo parte do pressuposto de que as expressões artísticas produzidas nos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) carecem de visibilidade e valorização comunitária. O coletivo, por referências quixotescas, encontra na Mancha seu sentido de existência marcada, incômoda, estranha nessa sociedade produtora de adoecimento. Como escreveu Cervantes, "Quando a própria vida parece lunática, quem pode saber onde está a loucura? Talvez ser demasiado prático seja loucura. Desistir de sonhos - talvez isto seja loucura. Demasiada sanidade talvez seja loucura - e a maior loucura de todas: ver a vida como ela é, e não como ela devia ser!”

 

Serviço

Exposição “Aurora – luzes para aprender a voar”

Abertura - 19/07, 21h

Visitação - Até 21/08/2022
Local - Espaço Expositivo Alice Vinagre (Espaço Cultural José Lins do Rego, rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho)