Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira 

O Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira fomenta as diversas vertentes musicais produzidas por cantores, compositores, músicos e intérpretes da música Paraibana, Regional, Nacional e do cancioneiro mundial. Os estilos que compõem o acervo do Centro de Pesquisa Musical são: Popular, Bandística, Sacra, Erudita, Alternativa, Coros e Festivais.

O Centro de Pesquisa Musical possui um acervo diversificado contendo fotografias (preto e branco, colorida) e negativos de eventos promovidos pela Funesc e outras instituições.

Seu acervo consiste na manutenção de uma Hemeroteca (recortes de jornais históricos), Partituras clássicas de autores Brasileiros e estrangeiros; Livros da história musical do Brasil, latino-americana e europeia, LPs, CDs e DVDs.

 

Criada pelo Musicólogo Domingos de Azevedo Ribeiro, que fundou em 1987 o Centro de Documentação e Pesquisa Musical homenageando o Músico e também paraibano “José Siqueira”, não imaginava que o crescimento deste Centro seria tão importante para a memória da música local, estadual, regional, nacional e internacional.

O Centro presta uma homenagem ao Músico José Siqueira – paraibano nascido na cidade de Conceição do Piancó, em 1907. Ingressou na Banda Sinfônica da Escola Militar no Rio de Janeiro. Estudou no Instituto Nacional de Música, onde formou-se em composição e regência. Criou em 1967 a Orquestra de Câmara do Brasil. José Siqueira é também fundador de algumas entidades como a Ordem dos Músicos do Brasil, Sindicatos e Clube dos Discos. Foi Membro fundador da Academia Brasileira de Música e Academia Brasileira de Artes e Professor de harmonia da Escola de Música do Instituto Nacional de Música.

Regeu nos Estados Unidos a Orquestra Rádio Sinfônica. Na União Soviética regeu a Orquestra Sinfônica da URSS e a Orquestra Filarmônica de Moscou. Em Varsóvia e Viena foi membro de juris de Composição e Regência.

O CDPM é coordenado atualmente pelo músico Pedro Osmar Gomes Coutinho. O Centro de Pesquisa Musical passa por uma renovação de estrutura material, documental e cultural para adequação e renovação de seu acervo. Para tal, está com uma Campanha de recebimento de doação de CDs, LPs, DVDs, Partituras e Livros referentes a produção da música Paraibana.

Funcionamento e contato

 

Localização: na Avenida Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa (PB). 

Rampa 1 da FUNESC/ bloco administrativo

Funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h de segunda a sexta.

Telefone: 3255-8712