Equipe do Cine Banguê da Funesc vai ao CEA

ação do Cine Banguê no CEANo último dia 21 de novembro de 2018, a equipe do Cine Banguê, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realizou duas atividades de exibição e debate no Centro Educacional do Adolescente (CEA) em parceria com a equipe pedagógica da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha. A Paraíba é o primeiro estado do Brasil a oferecer educação em tempo integral dentro de unidades socioeducativas.

 

O evento fez parte da Semana da Consciência Negra realizada pela direção do CEA e equipe da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha.

 

Na ocasião foram exibidos os filmes paraibanos “O hóspede” (2011), dos diretores Ramon Porto e Anacã Agra e “Platô” (2011), de Kleyton Canuto. Para o debate realizado após a exibição dos filmes, estava presente o ator Pablo Giorgio (Pablito) que participou da equipe nos dois filmes. Os filmes integram o box Curtas PB na tela- ano I e Linduarte Noronha, ambos projetos do Governo do Estado para difusão do cinema local.

 

Os jovens tiveram oportunidade de conhecer o cinema local, compreendendo que é possível fazer e trabalhar com cinema na Paraíba. Pablo contou sobre sua trajetória no cinema paraibano, seu processo enquanto ator, eletricista e platô. Os adolescentes interagiram e tiraram suas dúvidas sobre o processo de produção dos filmes, sobre os enredos apresentados e demonstraram curiosidade em ter acesso às produções cinematográficas paraibanas. A proposta da ação é democratizar o acesso às produções locais, expandindo o conhecimento para os jovens do CEA.

 

Deixe uma resposta