Projeto Música do Mundo traz o guitarrista Marcos Rosa em outubro

Marcos RosaO guitarrista Marcos Rosa é a atração de outubro do projeto Música do Mundo. Ele apresenta o show “A Step Outside”, com composições de seu álbum homônimo lançado em maio deste ano e disponível em todas as plataformas digitais. A apresentação acontece no sábado (13), a partir das 21h, na Sala de Concertos Maestro José Espaço Cultural José Lins do Rego. O acesso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). A bilheteria abre com uma hora de antecedência.

O título do show faz referência a uma nova fase do guitarrista que agora apresenta seu primeiro trabalho solo, após anos atuando em estúdios e palcos acompanhando artistas na função de sideman, por trás das cortinas em musicais ou se dedicando aos estudos do instrumento. “Esse é o momento de dar um passo lá fora e ver o que está acontecendo no mundo real, de aprender novas lições e se apresentar como frontman”, diz o artista. Para complementar o show, serão apresentados temas de guitarras consagrados que influenciaram Marcos Rosa e a “pegada” do disco, devendo entrar no repertório músicas de Mike Stern, John Scofield e Jeff Beck.

Marcos Rosa promete um show instrumental onde a guitarra toma a frente em estilo jazz/fusion. A banda base contará com Igor Ayres no baixo e Bruno Torres na bateria, mas outros convidados já estão listados com seus instrumentos de sopro e cordas.

Marcos Rosa – É doutor em Jazz/Comercial Music Performance – Electric Guitar, pela Five Towns College (Nova Iorque – EUA) com tese focando a guitarra jazz como instrumento acompanhador no Jazz. Possui mestrado em educação musical pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduação em violão pela mesma instituição e especialização em guitarra (UNB). Fez cursos de verão como bolsista na Berklee College of Music (Boston – EUA), Musicians Institute (Los Angeles – EUA). Recebeu prêmios como: “Tony Mottola Award” promovido por Five Towns College; Philippe Bertaud Memorial Scholarship promovido pela D’Addario Foundation e Alhambra Guitars na Espanha; MPB SESC por promovido por SESC Brasil-PB. Possui vários artigos acadêmicos publicados em congressos e revistas académicas nacionais e internacionais, com freqüência abordando o ensaio e aprendizado do guitarrista na atualidade. Marcos Rosa tocou em musicais como “Mamma Mia!”, “Hair”, “In The Heights”, “The Green Card”, “Annie Get Your Gunn” entre outros além de acompanhar artistas de estilos variados, orchestras e big bands, sendo importante mencionar: Joe Carbone & Wendy Lanter; Haley Kallenberg; Os Nonatos, Glaucia Lima, Orquestra de Violões da Paraíba; Unidade Móvel.

Como professor, ministrou aulas nas instituições: Five Towns College, SamAsh, School of Rock, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Marista Pio X. Também participou como convidado em festivais de musical como palestrante, performer e ministrando masterclass e workshops no Brasil, EUA, Grécia. Em maio de 2018 lançou seu primeiro álbum solo “A Step Outside”, distribuído em todas as plataformas digitais.

Música do Mundo – O projeto é uma ação promovida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) que tem como objetivo a valorização dos artistas e da música contemporânea. A cada edição, artistas brasileiros e de outros países ocupam o palco da Sala de Concertos. O lançamento aconteceu em agosto de 2015. Uma das características do projeto é o preço popular do ingresso, de forma a permitir ao público acesso às atrações de qualidade internacional.

Música do Mundo apresenta Marcos Rosa

Data: 13/10, às 21h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada)