Funesc tem mostra de fotos de gravidez, parto e amamentação

A fotógrafa Sonia Gadioli está expondo no espaço expositivo Alice Vinagre, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. São 22 fotos de grávidas, partos e bebês. A mostra ‘Além dos 9 meses’ fez parte da programação da 4ª Convenção Nacional de Doulas (CONADOULAS) e permanece aberta à visitação até o dia 6 de junho.

alem dos 9 meses - foto de sonia gadioli20

Sonia, que também é doula, começou a fotografar quando uma sobrinha engravidou. Depois, fez registros fotográficos da filha grávida. E não parou mais. Os temas prediletos sempre foram a maternidade e a família. “Doular é acalentar uma mulher em um momento muito difícil, que é a hora do parto”, disse Sônia, enfatizando a poesia e a funcionalidade que há na doulagem.

A fotógrafa destaca que a utilização da técnica é fundamental, mas não mais que o olhar aberto a percepções das emoções dos fotografados. ”Quando fotografo é o meu olhar pessoal. Preciso compreender a pessoa fotografada. Tenho que captar a essência. Gosto de ver a emoção na foto”. Sonia costuma postar suas fotos também no @soniagadioli_

Sonia é de Corumbá (MS), mas veio para João Pessoa em 1983. “Já foram muitas idas e vindas”, disse ela. ‘Além dos 9 meses’ é a primeira exposição da fotógrafa, que tem como referenciais alguns ‘fotógrafos de família’, como Grazi Ventura, Renato DPaula e Vanessa Atalla (autora do projeto ‘Além dos 9 meses’, usado como título da mostra de Sônia).

Origem – A palavra ‘doula’ tem origem grega e significa “mulher que serve”. Atualmente, aplica-se àquelas que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. A doula não realiza procedimento médico. Ela oferece suporte emocional.

Deixe uma resposta