Funesc realiza curso de capacitação para profissionais de bibliotecas públicas, em Assunção

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promove, nos dias 7 e 8 de junho deste ano, mais uma edição do curso de capacitação para profissionais que atuam no âmbito de bibliotecas públicas no Estado.

O treinamento será na cidade de Assunção, no Cariri da Paraíba, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. Os interessados podem se informar e solicitar inscrições gratuitamente pelo e-mail sebppbfunesc@gmail.com ou presencialmente na Secretaria de Cultura do município.

A Biblioteca Pública Municipal João Evangelista Correia, referencial de estímulo à leitura e pesquisa na cidade de Assunção, fica localizada na avenida Tereza Balduino da Nóbrega, Centro, nº 68.

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas na Paraíba (SEBP-PB), a bibliotecária Cybelle Macedo, é a responsável pela atividade que, desta vez, conta com parceria da prefeitura de Assunção.

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que atua em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor.

O treinamento é gratuito e as turmas são limitadas em 25 vagas em cada cidade onde vem sendo realizado. O município de Ouro Velho, por exemplo, foi contemplado com a ação, chegando a receber participantes de cidades vizinhas como Monte Horebe, Amparo e Prata.

Os municípios de Sapé e Guarabira também receberam o treinamento por meio de parcerias entre a Funesc e as respectivas prefeituras. A diretora da Biblioteca Juarez da Gama Batista, Cybelle Macedo, explica que esse critério de limitar a quantidade de pessoas é uma forma de atender melhor aos participantes, sobretudo, nas aulas práticas.

O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na teórica, o aluno recebe informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação.

O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, pequenos reparos nas obras, preservação e conservação do acervo.

A Biblioteca Juarez da Gama Batista (na Fundação Espaço Cultural da Paraíba) exerce hoje um papel de destaque em toda a Paraíba por assumir a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional. Através do sistema, dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico.

Curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas

Data: 7 e 8 de junho

Local: Biblioteca Pública Municipal João Evangelista Correia (Rua Tereza Balduino da Nóbrega, centro, nº 68 – Assunção/PB)

Hora: das 8h30 às 12h e das 14h às 18h