Funesc e Rádio Tabajara realizam Dia do Reggae com Val Donato em show tributo a Bob Marley

foto-Rafael Passos
foto-Rafael Passos

Oficializado no Brasil em 2012, o Dia Nacional do Reggae vem sendo comemorado anualmente no dia 11 de maio, data de aniversário da morte de Bob Marley. Para lembrar a data, a Funesc se une à Rádio Tabajara e realiza sho w gratuito, no próximo dia 12, a partir das 20h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural. A atração principal é um tributo ao músico jamaicano comandado pela cantora Val Donato. Além dela o evento conta com a banda Pedecoco e projeto Radiola Jamaicana (DJ e VJ).

 Cantora e compositora e dona de uma voz potente, Val está à frente de vários projetos e não é a primeira vez que se arrisca em um tributo. No ano passado, encarou o desafio de dar voz a “Do Caos à Lama”, um show especial, onde homenageia o pernambucano Chico Science. No tributo, a cantora apresenta o manguebeat de Chico com pitadas de rock’n’roll, além de trazer para o palco convidados especiais, como Romero Ferro e Toca Ogan.val_donato

 Val Donato iniciou a carreira há mais dez anos e, de 2010 para cá, vem se destacando no cenário musical. Acompanhada da banda Os Cabeças, a cantora abriu shows de nomes como Adriana Calcanhoto, Capital Inicial, Leoni, O Rappa, Oswaldo Montenegro em suas apresentações pelo estado nordestino. Junto com a banda também já se apresentou em alguns festivais como a Virada Cultural Paulista e o Planeta Rock (São José do Rio Preto-SP).

Atualmente, Val comanda dois programas da rádio paraibana Tabajara. A cantora está no ar às terças-feiras no “Palco 105”, ao lado de Seu Pereira, entrevistando e cantando com artistas da terra. Aos sábados, sintoniza-se com o público no programa “Rock do Brasil”.

 Seu trabalho como compositora pode ser conhecido a partir do álbum ‘Café Amargo’, produzido por Giordano Frag. Essa personalidade aparece forte na música ‘Pra Que Você Goste’, uma das favoritas do público pela malandragem no ritmo e qualidade poética. Outro destaque é o sucesso ‘Para mim, Você’, primeira música lançada pela banda, em 2010. Atualmente, o clipe de ‘Para mim, Você’ conta com mais de 63 mil visualizações no YouTube. Já a faixa “Faca Amolada” ganhou um clipe pioneiro, sendo o primeiro no país a trazer um protagonista transgênero, dirigido e Radiola Jamaica2roteirizado por Val Donato.

 Pedecoco – É uma banda reggae pessoense que teve origem em 2007. Ao longo desses anos de existência, lançou quatro trabalhos: um disco de lançamento, intitulado ‘Reggae Natural’, um EP contendo cinco músicas já conhecidas do público que acompanha seus shows, chamado ‘Paraíba Reggae’ e um terceiro trabalho, lançado em fevereiro de 2014, chamado ‘Manifesto do Pensar’. Em 2015 lançou o ‘Pedecoco Dub Sessions’ que traz músicas dos discos anteriores em versão Dub Mix.

 A banda procura manter uma linha de trabalho coerente, valorizando tanto as raízes do reggae quanto da Paraíba, numa mescla interessante de ritmos de ambos os lados, criando um som moderno e destacado. Em 2017 passou uma transição de vocalista com a saída de David Moreira e a chegada de Thiago Almeida, cantor e compositor que vem se destacado cada vez mais no cenário nacional.

 Radiola Jamaicana – O nome faz referência ao sound system Jamaicano que fazia as seleções musicais nas noites Jamaicanas dos anos 60. Radiola Jamaicana foi criada em meados do segundo semestre de 2014 e traz na sua sonoridade influências que vão do reggae ao coco de roda, passando pelo pop. Em sua formação conta com DJ Etnia e DJ/Vj FM. As projeções com trabalhos de artistas visuais e filmes paraibanos fazem parte das apresentações da dupla.

 Serviço:

Dia Nacional do Reggae

Com: Val Donato (Tributo a Bob Marley), banda Pedecoco e Radiola Jamaicana (DJ e VJ)

Data: 12/05, às 20h

Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego

Realização: Funesc | Rádio Tabajara

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta