Dia Nacional do Circo é comemorado com espetáculos em três cidades paraibanas

 

dia do circo

No dia 27 de março comemora-se o Dia Nacional do Circo. Para celebrar a importância desta data, três cidades paraibanas, recebem espetáculos gratuitos. As apresentações acontecem no domingo (25), em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba.
As apresentações ocuparão três teatros administrados pela Funesc. Na capital paraibana, o Teatro Paulo Pontes recebe o espetáculo “Decripolou Totepou” (Odilia Nunes, PE). A encenação de “Alegria de Náufragos” (Ser Tão Teatro, PB), que estava agendada para a mesma data, foi cancelada. Em Campina Grande será apresentada a peça AsPalhafatosas” (Coletivo de Palhaçaria Feminina, PB) , no Cine-Teatro São José. Já Cajazeiras recebe “As Rosarianas” (Cia. do Rosário, PB)“.

 

Sinopses

Decripolou Totepou (PE) – O título abrevia a frase “de crianças, poetas e loucos todos temos um pouco”. Trata-se de uma criação poética da atriz Odilia Nunes, onde a oralidade popular e a expressão corporal provocam e estimulam o imaginário da criatividade. Em cena uma única personagem, Bandeira, uma palhaça contadora de estórias que carrega na sua maleta todos os sonhos e objetos que encantam a cena. Sr. Moraes (um mamulengo), malabares e truques de magia surgem para encantar a platéia e costurar a narrativa de poesias e parlendas. O figurino construído com material descartado é roupa e cenário sonoro que a atriz veste para in – ventar espaços e musicalidade. Ficha Técnica – criação, produção, adaptação e performance: Odilia Nunes | Figurino: Asaías Lira (zaza) | Poesias de: Vinicius de Moraes, Olavo Bilac, Cecília Meirelles, Pedro Bandeira, Marcus Accioly, Roseane Murray e Carlos Gomide. | Classificação etária: livre.

AsPalhafatosas (PB) – Espetáculo Coletivo de Palhaçaria Feminina. AsPalhafatosas surgiu da iniciativa e provocação da gerência de circo da FUNESC para com as Palhaças Kika, Cavalera, Cacatua e Maria do Socorro, o experimento é uma varieté de palhaças, onde cada uma mostra seus números interativos e/ou introspectivos do seu repertório, intercalando suas variantes e peculiaridades da sua construção pessoal de cada palhaça. As mulheres palhaças vêm apresentando com maestria e respeito a mais belas das heranças deixadas no circo e aos poucos estão conquistando cada vez mais espaços na arte da palhaçaria que até então eram exclusivas dos homens. Ficha Técnica – Roteiro: Coletivo | Direção: Coletiva | Elenco: Palhaça Kika – Marinalva Rodrigues, Palhaça Cavalera – Nyka Barros, Palhaça Cacatua – Irla Medeiros, Palhaça Maria do Socorro – Cris Leandro | Sonoplastia: Sérgio Bastos.

As Rosarianas (PB) – Espetáculo da Cia. do Rosário (Campina Grande). As Rosarianas é um espetáculo onde três mulheres palhaças vão em busca de casamento. Para isso, tudo é válido na procura por um pretendente. Situações atrapalhadas, engraçadas, permeada com músicas e muita alegria. Ficha Técnica – Joana Marques/ Palhaça Lamparina, Claudete Reis/ Palhaça Salomé a Cacheada, Emilia France/ Palhaça Therabyte | Cenário: Coletivo | Sonoplastia: Coletiva.

 

Programação do Dia Nacional do Circo – apresentações gratuitas

João Pessoa – 25/03

17h – Espetáculo Decripolou Totepou (Odilia Nunes, PE)

Local: Teatro Paulo Pontes

 

Cajazeiras – 25/03

17h – Espetáculo As Rosarianas (Cia. do Rosário, PB)

Local: Teatro ICA

 

Campina Grande – 25/03

17h – Espetáculo AsPalhafatosas (Coletivo de Palhaçaria Feminina, PB)

Local: Cine-Teatro São José

 

 

Deixe uma resposta