Projeto Tertúlia HQ tem o ‘1º Encontro de Escritores e Desenhistas’

Foto: Thercles Silva
Foto: Thercles Silva

As histórias em quadrinhos são uma linguagem artística que tanto pode ter como método a produção solitária, onde um único quadrinista é responsável por todas as etapas; quanto a produção em grupo, onde diversos artistas se revezam nas funções necessárias para fazer uma HQ, como argumento, roteiro, desenho, arte-final, colorização e letreiramento. Para produzir cada um necessita estar concentrado na prancheta ou no computador e é natural que às vezes faltem oportunidades para conhecer outros profissionais, conversar com eles sobre suas ideias e gerar juntos novas obras. Então muitos roteiristas ficam com suas histórias paradas procurando um desenhista enquanto ilustradores que gostariam de produzir quadrinhos não o fazem, à espera de uma ideia. Para promover essa união, o projeto Tertúlia HQ de dezembro realiza o 1º Encontro de Escritores e Desenhistas. O evento acontece no sábado (2), das 15h às 18h, na Gibiteca Henfil e tem entrada gratuita.

 

“No entanto, a intenção dessa tertúlia não é de apenas reunir quem já faz quadrinhos. Escritores e desenhistas que nunca criaram uma HQ também são bem-vindos ao encontro, independentemente se a intenção final é criar uma narrativa gráfica ou só conhecer o método de produção. Com uma extensa gama de escritores e desenhistas, a Paraíba tem potencial para o surgimento de inúmeras histórias em quadrinhos com qualidade e esperamos que a partir desse encontro surjam novas parcerias”, revela Thaïs Gualberto, chefe do Núcleo da Gibiteca Henfil da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

 

A Tertúlia HQ tem se estabelecido como um espaço para o diálogo a respeito das histórias em quadrinhos, independente se o que irá se discutir é a obra de algum quadrinista paraibano, alguma personagem de HQ de super-herói ou técnicas para aprimorar a própria produção. É aberta para a contribuição de todos, não se caracterizando como uma oficina ou palestra, mas um momento de compartilhar e receber conhecimento. A atividade é aberta para qualquer pessoa interessada, sem custos e sem restrições de idade.

 

O projeto – Tertúlia HQ é um projeto criado para entusiastas das histórias em quadrinhos discutirem os diversos temas relacionados a este universo na Gibiteca Henfil. Sua primeira edição ocorreu em abril de 2016, comemorando as quatro décadas da personagem Maria de Henrique Magalhães, passando por temas como a obra de Cristovam Tadeu, do Coletivo WC e também a possibilidade de criação de uma revista autoral pelos quadrinistas presentes nas tertúlias, intitulada “Choque Térmico”. A partir daí focou-se numa troca de conhecimentos entre os artistas presentes. No encontro do mês de novembro o evento foi voltado para o trabalho de profissionais autônomos na área de HQ.

 

 

Serviço

Tertúlia HQ: 1º Encontro de Escritores e Desenhistas

02/12 – Sábado

Hora: 15h às 18h

Local: Gibiteca Henfil

Entrada gratuita

Foto: Thercles Silva
Foto: Thercles Silva

 

3 comentários em “Projeto Tertúlia HQ tem o ‘1º Encontro de Escritores e Desenhistas’

  • 28 de novembro de 2017 a 11:29
    Permalink

    sábado (2), das 15h às 18h, na Gibiteca Henfil. Dia 02/11?
    Ou 02/12?

    Responder
  • 28 de novembro de 2017 a 11:30
    Permalink

    “O evento acontece no sábado (2), das 15h às 18h, na Gibiteca Henfil e tem entrada gratuita.”

    Responder
  • 28 de novembro de 2017 a 11:30
    Permalink

    Tertúlia HQ: 1º Encontro de Escritores e Desenhistas

    02/11 – Sábado

    Hora: 15h às 18h

    Local: Gibiteca Henfil

    Entrada gratuita

    Responder

Deixe uma resposta