Espaço da Criança tem oficinas, Feirinha e show de Carroça de Mamulengos, na Funesc

O Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza, nesta quinta-feira (12), a sexta edição do “Espaço da Criança”. A programação, que tem início às 13h, se estende até as 18h, oferecendo uma tarde inteira de atividades lúdicas e educativas ao público infantil, com entrada gratuita.

Este ano, o evento terá show com a Carroça de Mamulengos. A programação contará com diversas atividades acontecendo simultaneamente em diversos pontos dentro do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho.

A Feirinha de Domingo terá uma edição especial para o Dia das Crianças (com brechó, food-trucks, artesanato e brinquedos, na Praça do Povo, das 13h às 18h). A programação também terá espaço para jogos eletrônicos e oficina de musicalização.

A abertura dos portões será às 13h. Em seguida, tem Contação Giracontos, a partir das 14h. O grupo fará contação de história na Biblioteca da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc). O Coro Infantil da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) se apresentará às 15:00, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

A programação segue com a Companhia de Teatro Boca de Cena, que  – a partir das 15h – fará a apresentação de um espetáculo de teatro de bonecos no Teatro de Arena. A Frente Trovadora – grupo do Brejo paraibano – entra em cena a partir das 16h (também no Teatro de Arena), com muita música, dança, poesia e brincadeiras. No mesmo horário, tem apresentação dos jovens do Looney Tunes Crew, no Mezanino 2 (como parte do Interatos Dança).

Além disso, há as opções de sessões do Planetário, Estação Ciências, Cine Banguê e Coro Infantil da OSPB. O Cineminha e o Planetário terão sessões às 14h, 15h e 16h (distribuição de senhas a partir de 13h, com limite de três senhas por pessoa). Para o Planetário e cineminha serão distribuídas senhas nos respectivos locais das sessões. Serão entregues 100 fichas para cada sessão, com um limite de três senhas por pessoa. Para acesso às oficinas as fichas serão distribuídas na recepção do Espaço Cultural.

A Estação Ciência estará aberta à visitação das 14h às 17h, com entrada gratuita. A criançada poderá aprender brincando sobre exercícios científicos. Já o Espaço do Game poderá ser visitado das 14h às 17h, no Sub-mezanino 2.

Oficinas – O Espaço da Criança contará com diversas oficinas. Das 14h às 17h, vai rolar oficina de Circo/Recreação, com malabares, perna de pau, mágica, recreação, na Praça do Povo. A Oficina de Artes Visuais terá aula de desenho para a criançada – entre 14h e 17h – no Sub Mezanino 2. E das 14h às 15h, a opção é a vivência de Dança Canguru.

Os amantes de Histórias em Quadrinhos poderão participar de a oficina ‘Personagens dos Gibis’, das 14h às 17h, na Gibiteca Henfil. O show de encerramento será com a Carroça de Mamulengos, a partir das 17h, na Praça do Povo.

Carroça de Mamulengos – A Carroça de Mamulengos é uma trupe itinerante, de formação familiar, que há 40 anos viaja o Brasil apresentando sua arte. Formada por brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços, a família Gomide já alcança sua terceira geração. Pais, mães, filhos, netas, noras e genros vivem o desenvolvimento de uma arte que dialoga com a cultura popular do Brasil e do mundo.

O grupo reúne em seu repertorio as seguintes montagens: O Benedito (1980), Mamulengo é Terno Divino (1981), O Palhaço Alegria (1982), Barraca da União (1984), A Engenhosa Historia da Vida (1990), Os Quatro Elementos (1992), Historias de Teatro e Circo (1996), Afilhados do Padrinho (2002), Felinda (2010), Pano de Roda (2012), e Janeiros (2015).

A Carroça de Mamulengos é um grupo familiar que em cena, se reúne para “brincar”. São bonecos gigantes, palhaços, pernas de pau, mágicas e canções que trazem a lembrança de um Brasil rico, profundo e alegre. São artistas que vivem exclusivamente para sua arte, celebrando a riqueza cultural e a simplicidade do povo brasileiro.

 

Programação – Espaço da Criança – 6ª Edição

13h às 18h – Feirinha da criança – artesanato, brechó, gastronomia, brinquedos populares – local: Praça do Povo

14h – Cia. Gira Contos – contação de histórias – local: Teatro de Arena

14h às 17h – Palhaçaria – oficinas de circo e recreação – Distribuição de senhas a partir das 13h (limite de 3 senhas por pessoa) – local: Praça do Povo

14h às 17h – Desenho Livre – oficinas de desenho – local: Sub mezanino 2

14h às 15h – Canguru – Movimentando pais e filhos – vivência com pais e bebês – local: Sub Mezanino 2

14h às 17h – Personagens de HQs – local: Gibiteca Henfil

14h às 17h – Estação Ciência – Visitação – Local: Estação Ciência

14h / 15h / 16h – Planetário – sessões gratuitas – Distribuição de senhas a partir das 13h (limite de 3 senhas por pessoa) – local: Planetário

14h / 15h / 16h – Cineminha – sessões gratuitas –  Distribuição de senhas a partir das 13h (limite de 3 senhas por pessoa) – local: Cine Banguê

15h – Cia. Boca de Cena – teatro de bonecos – local: Mezanino 2

15h – Coro Infantil da Paraíba – apresentação gratuita – local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

15h – Espaço do Game – games para crianças – local: Sub mezanino 2

16h – Frente Trovadora – músicas, brincadeiras, dança popular – local: Mezanino 2

16h – Looney Tunes Crew – dança – local: Teatro de Arena

17h – Carroça de Mamulengos – show de encerramento – local: Teatro de Arena

Carroça de Mamulengos encerra programação do Espaço da Criança, nesta quinta
Carroça de Mamulengos encerra programação do Espaço da Criança, nesta quinta

 

Deixe uma resposta