Projeto Interatos tem palestra de circo na Funesc

Circo – Dia 19 deste mês, o Interatos contará com uma palestra da professora Fátima Pontes (de Pernambuco). Ela falará sobre o seguinte tema: ‘As artes circenses como componentes curriculares – Proximidades, distâncias e possibilidades’). A palestra acontecerá às 19h, em frente a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm na Fundação Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

Fátima Pontes trabalha com arte educação e sempre atuou no movimento social. Participou como gestora e coordenadora de diversos projetos na área das artes e da educação popular. Formada na graduação em artes cênicas pela UFPE, onde fez mestrado na área da educação. Também atua como atriz, produtora cultural e professora de teatro.

Participou de diversas instâncias de discussão e proposição de políticas públicas para as artes circenses como o I Colegiado de Circo da Funarte/MINC, Câmara Setorial de Circo em 02 biênios e fez parte em 2015/2016 da equipe de consultores da Política Nacional das Artes/Funarte/MINC.

Há 17 anos coordena a área executiva e artística da ONG Escola Pernambucana de Circo (uma das instituições vinculadas à Rede Circo do Mundo/Brasil, que tem parceria com o Programa Cirque du Monde, do Cirque du Soleil).

Parceria com a PBGás – A Companhia Paraibana de Gás (PBGás) e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba estão juntas na realização do projeto Interatos, colocando a cidade de João Pessoa no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país.

Este ano, foi assinado contrato de patrocínio entre a PBGás e a Funesc para a realização do projeto Interatos, que promove atividades permanentes entre os meses de março a dezembro, sempre no primeiro fim de semana do mês, com espetáculos cênicos do Brasil e da Paraíba.

Dentro do projeto Interatos serão desenvolvidos, ao longo do ano, atividades de formação e espetáculos de teatro, circo e dança patrocinado pelo Boticário e a PBGás, através da Lei Rouanet.

Patrocínio de O Boticário – O patrocínio de O Boticário é resultado de um edital nacional da empresa. O Interatos teve projeto aprovado no ‘O Boticário na Dança’, um programa de patrocínios a projetos culturais voltado exclusivamente para a área da dança.

‘O Boticário na Dança’ é estruturado com a finalidade de contribuir para a preservação, a valorização e o acesso à dança e às suas diversas manifestações; fortalecer a produção cultural de grupos, criadores e artistas; e estimular a formação de público e talentos para a área.

Os apoios são direcionados a festivais, mostras, espetáculos, manutenção de companhias, circulação, produção de vídeos, livros e periódicos, sites, cursos, workshops, oficinas, palestras, fóruns, exposição fotográfica e exibição de vídeos e filmes.

Interatos – Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob coordenação de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos.

Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A coordenação de circo tem à frente Diocélio Barbosa e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para crianças e bebês.