Projeto OSPB nos Bairros leva concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Coro Sinfônico para Cruz das Armas

O Projeto OSPB nos Bairros, que tem como objetivo levar a música para moradores de comunidades da Capital e de outras cidades do Estado, vai beneficiar esta semana o bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. O 11º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba acontece nesta quarta-feira (6), véspera do feriado de 7 de setembro, na Igreja São José Operário, situada na avenida principal do bairro. A apresentação terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do Coro Sinfônico da Paraíba na execução de “Jesus Alegria dos Homens”, de Bach, e “Alelluia”, de Haendel. A entrada é gratuita.

De acordo com o maestro Durier, regente titular da OSPB, o repertório inclui música armorial, do brasileiro José Siqueira, música espanhola e uma sinfonia de Mozart. “Nós vamos fazer também dois corais de uma cantata de Bach e de um oratório de Haendel”, destacou.
A primeira música será “Três Peças Nordestinas”, de autoria do compositor, arranjador, pianista e regente pernambucano Clóvis Pereira (1932), autor de frevos, caboclinhos e maracatus, além de obras para coro e orquestra e de peças para orquestra sinfônica. A relação do compositor com a Paraíba inclui a atuação como professor da UFPB e regente do Coral Universitário da Paraíba.
Em seguida, os músicos da OSPB vão executar “Crepúsculo”, de José Siqueira (1907–1985), maestro, compositor e acadêmico brasileiro nascido no município de Conceição, Alto Sertão da Paraíba. José Siqueira é reconhecido em nível internacional também pela importância como educador, pelo papel de liderança que exerceu no meio musical de sua época e pela participação na criação de várias entidades de classe e culturais.
A execução da “Sinfonia n.10 em Sol Maior, K. 74”, de W. A. Mozart (1756 – 1791) vem logo depois, seguida por “Capricho Catalão” e “Tango”, de Isaac Albeniz (1860 – 1909); e “Original Rags – Ragtime”, de Scott Joplin (1868 – 1917). Para encerrar, 40 coralistas do Coro Sinfônico da Paraíba participam da apresentação da “Cantata n. 147 – Jesus Alegria dos Homens”, de J. S. Bach (1675 – 1750), e “Allelluia do Oratório O Messias”, de G. F. Haendel (1685 – 1759).

O projeto OSPB nos Bairros já levou a Orquestra Sinfônica da Paraíba às igrejas São Francisco de Assis, em Mangabeira; Nossa Senhora Aparecida e Santíssima Trindade, no Valentina Figueiredo; Santíssima Trindade, no José Américo, e São Francisco de Assis, no Centro da Capital.

Regente
Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).
Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.
Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.
Por dois anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto do ano passado, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho, e neste ano, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar.
Coro Sinfônico da Paraíba
Fundado em 1960, é um dos grupos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Desde então tem atuado junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem, em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares.
O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros. O maestro Daniel Seixas é o regente do Coro Sinfônico da Paraíba.
Serviço:

11º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba
Regente: Luiz Carlos Durier
Participação: Coro Sinfônico da Paraíba
Dia: 06/09/2017 (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: Paróquia São José Operário, Av. Cruz das Armas, 1179, bairro Cruz das Armas, João Pessoa (PB)
Telefone: (83) 3242-6622
Ingresso: Gratuito

Deixe uma resposta