‘De Repente no Espaço’ traz Felipe Pereira e Hipólito Moura

desafio de repente8_foto_thercles silvaA cultura popular nordestina tem encontro marcado na quarta-feira (7) na edição de junho do projeto De Repente no Espaço. Os convidados do mês são Luciano Leonel (PE) e Gilmar de Oliveira (PB), que prometem uma noite de improvisos e violadas. O evento acontece no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h e a entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Para o público fiel do projeto é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Felipe Pereira – Aos 23 anos, faz parte da nova geração de repentistas do Nordeste. Nascido em Natal (RN), já desponta como um dos mais jovens promissores repentistas da atualidade na região Nordeste.

Hipólito Moura – Nascido em Picos – PI, atualmente reside em Caruaru. Com 20 anos de carreira, também é veterano em festivais pelo Brasil. È um dos cantadores que mais tem se destacado nos últimos festivais.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados.

O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

De Repente no Espaço
Convidados: Felipe Pereira (RN), Hipólito Moura (PI)

Apresentação: Iponax Vila Nova
Data: quarta-feira, 7 de junho