Tertúlia HQ: Quadrinistas se reúnem para discutir arte final e confecção da revista “Choque Térmico”

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, neste sábado (03), mais uma edição do projeto Tertúlia HQ, em João Pessoa. A atividade do mês vem com o tema “Choque Térmico e Arte Final”. O encontro acontece na Gibiteca Henfil no horário das 16h às 18h. A ação é aberta a todos que quiserem participar. A ideia surgiu a partir do encontro realizado em novembro, quando quadrinistas se reuniram com a ideia de produzir um quadrinho autoral. A partir daí começaram a discutir sobre técnicas digitais na hora de produzir quadrinhos, além de materiais e técnicas utilizados no desenho à mão livre. A entrada é gratuita.

Na edição anterior, foi definido que o último dia para enviar sua contribuição à revista de histórias em quadrinhos seria 13 de junho, sendo essa a oportunidade final para tirar dúvidas na Tertúlia HQ antes do término do prazo. A experiência irá culminar em uma oficina de encadernação onde os exemplares da “Choque Térmico” serão confeccionados. Na segunda metade do encontro Paloma Diniz vai terminar a palestra sobre arte-final iniciada no último evento, onde passou diversas dicas de técnicas utilizadas na finalização do desenho de uma história em quadrinhos.

Além das histórias em quadrinhos, a “Choque Térmico” também trará um espaço para a publicação de resenhas, entrevistas e outros textos relacionados ao universo das HQs.

O projeto – Tertúlia HQ é um projeto criado para autores e entusiastas das histórias em quadrinhos discutirem os diversos temas relacionados a este universo na Gibiteca Henfil. Sua primeira edição ocorreu em abril de 2016, comemorando as quatro décadas da Maria de Henrique Magalhães, passando por temas como a obra de Cristovam Tadeu, do Coletivo WC e também a possibilidade de criação de uma revista autoral pelos quadrinistas presentes nas conversas. A partir daí focou-se numa troca de conhecimentos entre os artistas presentes e nesse momento retorna-se à construção de revista.

A Tertúlia HQ é aberta para a contribuição de todos, não se caracterizando como uma oficina ou palestra, mas um momento de compartilhar e receber conhecimento. É aberta para qualquer pessoa interessada, sem custos e sem restrições de idade.

O projeto tem como objetivo ocupar a Gibiteca Henfil durante os finais de semana, além de incentivar a produção independente de quadrinhos na Paraíba. A ideia é propiciar um ambiente de troca de informações entre quadrinistas e entusiastas e oferecer um espaço de aprendizagem.

 Serviço

Tertúlia HQ: Choque Térmico e arte-final

03/06 – Sábado

Hora: 16h às 18h

Local: Gibiteca Henfil

Entrada gratuita

Deixe uma resposta