Quadrinistas fecham ciclo e iniciam confecção da revista “Choque Térmico” no projeto Tertúlia HQ

Foto: Thercles Silva
Foto: Thercles Silva

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza no sábado (13 de maio), mais uma edição do projeto Tertúlia HQ, em João Pessoa. A atividade do mês vem com o tema “Confeccionando a Revista Choque Térmico”. O encontro acontece na Gibiteca Henfil no horário das 16h às 18h. A ação é aberta a todos que quiserem participar. A ideia surgiu a partir do encontro realizado em novembro, quando quadrinistas se reuniram com a ideia de produzir um quadrinho autoral. A partir daí começaram a discutir sobre técnicas digitais na hora de produzir quadrinhos, além de materiais e técnicas utilizados no desenho à mão livre. A entrada é gratuita.

 

No início da atividade, Paloma Diniz fará uma apresentação sobre arte-final, encerrando o último ciclo da Tertúlia HQ, onde os quadrinistas apresentaram seus métodos de construção do desenho para histórias em quadrinhos. “Posteriormente iremos começar a conversa sobre a revista “Choque Térmico” e todos os interessados em ter o seu trabalho na revista devem trazer a HQ pronta em arquivo digital (preferencialmente arquivada em nuvem, mas pode ser também em pen drive, CD ou DVD)”, explica Thaïs Gualberto, coordenadora de quadrinhos da Funesc.

 

Thaïs Gualberto adianta que em junho haverá uma oficina para a confecção artesanal da revista, da qual devem participar os quadrinistas que quiserem inserir seus trabalhos na publicação. Além das histórias em quadrinhos, a “Choque Térmico” também trará um espaço para a publicação de resenhas, entrevistas e outros textos relacionados ao universo das HQs.

 

Tertúlia HQ é um projeto criado para autores e entusiastas das histórias em quadrinhos discutirem os diversos temas relacionados a este universo na Gibiteca Henfil. Sua primeira edição ocorreu em abril de 2016, comemorando as quatro décadas da Maria de Henrique Magalhães, passando por temas como a obra de Cristovam Tadeu, do Coletivo WC e também a possibilidade de criação de uma revista autoral pelos quadrinistas presentes nas conversas. A partir daí focou-se numa troca de conhecimentos entre os artistas presentes e nesse momento retorna-se à construção de revista.

 

A Tertúlia HQ é aberta para a contribuição de todos, não se caracterizando como uma oficina ou palestra, mas um momento de compartilhar e receber conhecimento. A atividade é destinada a qualquer pessoa interessada, sem custos e sem restrições de idade.

O projeto tem como objetivo ocupar a Gibiteca Henfil durante os finais de semana, além de incentivar a produção independente de quadrinhos na Paraíba. A ideia é propiciar um ambiente de troca de informações entre quadrinistas e entusiastas e oferecer um espaço de aprendizagem.

 

Serviço

Tertúlia HQ: Confeccionando a Revista Choque Térmico

13/05 – Sábado

Hora: 16h às 18h

Local: Gibiteca Henfil

Entrada gratuita

Deixe uma resposta