Projeto ‘De Repente no Espaço’ tem Rogério Meneses e Acrízio de França

Dois nomes da cultura popular nordestina se encontram para mais uma noite de improvisos e violadas na edição de fevereiro do projeto ‘De Repente no Espaço’. Os convidados são Rogério Meneses e Acrízio de França, ambos da Paraíba. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Como de costume, a noite da poesia popular acontece na primeira quarta-feira do mês (1 de fevereiro), a partir das 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita.

Para o público fiel do projeto, é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

rogério menesesRogério Menezes – Rogério Meneses Sobrinho nasceu no município de Imaculada, na Paraíba, onde iniciou sua carreira de repentista. É formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e tem pós-graduação em Gestão Pública pela Associação Caruaru de Ensino Superior (Asces). Em 2008 foi eleito vereador pelo PT e atualmente está à frente da presidência da Câmara Municipal de Caruaru – Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Como poeta e repentista, tem quatro CDs gravados e participação em mais de dez coletâneas. Comanda diariamente o programa Canções de Viola, na Rádio Jornal do Commercio, em Caruaru, e apresenta o programa “Brasil, Cordel e Repente”, na emissora local de TV Nova Nordeste. Parceiro de cantoria de Vila Nova, Rogério Meneses é, sem dúvida alguma, um dos cinco maiores da atualidade. Juntos vencem oito de dez festivais que participam.

Acrízio de França –  Com 20 anos de carreira, Acrízio de França é paraibano, veterano em festivais pelo Brasil. acrizio de franca2 Nasceu em Paulista, mas reside em Catolé do Rocha. É um dos cantadores que mais têm se destacado nos últimos festivais.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região.

De julho a dezembro de 2015, foram realizadas seis edições simples. Em janeiro de 2016, quando a iniciativa completou seis meses, contou com um formato diferente – o 1º Desafio De Repente – com a participação de seis duplas de repentistas. Sucesso de público, a edição especial lotou o mezanino do Teatro Paulo Pontes.

O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

De Repente no Espaço

Com: Rogério Meneses (PB) e Acrízio de França (PB)

Apresentação: Iponax Vila Nova

Data: 1 de fevereiro (quarta-feira)